Topo

Forte onda de frio provoca neve em mais de 70 cidades do Brasil

Do UOL, em São Paulo

23/07/2013 13h38Atualizada em 24/07/2013 14h21

Uma forte massa de ar polar provocou queda de neve e frio intenso em mais de 70 cidades do Brasil, com concentração na região Sul, na manhã desta terça-feira (23). 

Santa Catarina foi o Estado que mais teve relatos de chuva congelada, o estágio anterior à nevasca, contabilizado em 38 cidades. A menor temperatura do país também ficou para a região: os termômetros em Urubici registraram -7,8ºC, o recorde do ano, segundo a Somar Meteorologia - outros seis pontos do Estado ficaram com temperatura negativa.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

Já no Rio Grande do Sul, por enquanto, apenas moradores de dez municípios viram neve nesta manhã: Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Canela, Gramado, Caçapava do Sul, Santiago, Encruzilhada do Sul e Júlio de Castilhos. A temperatura ficou negativa em 14 cidades, apontaram dados das estações da Somar.

A forte onda de frio causou neve na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, o que não era visto há mais de 38 anos, segundo os meteorologistas.

O Instituto Tecnológico Simepar confirmou o fenômeno antes das 8h desta terça-feira em dez cidades: Araucária, São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati. Mais tarde, o órgão incluiu na contagem os municípios de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Pato Branco, Porto Vitória, Antônio Olinto, Campo Magro, Colombo, São José dos Pinhais, Cantagalo, Apucarana, Cambira, Maringá e Jaguariaíva. Além disso, alguns bairro da capital Curitiba também relataram chuva congelada com incidência de pequenos flocos, aumentando o número para 25 cidades no Estado.

  • Mapa mostra temperaturas registradas nesta quarta-feira (24) no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

"Muitas pessoas fazem confusão com neve e chuva congelada. A neve ocorre quando cai em forma de flocos da nuvem até o chão, provocando acúmulo. Já a chuva congelada ocorre quando a gota que cai da nuvem congela no meio do caminho, formando 'bolinhas' duras semelhantes ao granizo, que 'quicam' ao bater no solo", explica a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. 

A Somar Meteorologia informou, ainda, que houve relatos de neve em Paranhos, no Mato Grosso do Sul: no total, 74 cidades brasileiras presenciaram neve ou chuva congelada nesta terça, contabilizam os institutos. A região também registrou temperaturas negativas, sendo -0,8ºC em Bela Vista (MS), -0,7ºC em Dourados (MS) e -0,4ºC em Rio Brilhante (MS).

Previsão do tempo

Segundo previsão da Somar, as chuvas perdem intensidade no Paraná durante a terça-feira com o afastamento dos ventos úmidos do oceano para o Sudeste. Mas ainda ocorrem pancadas de chuva, chuva congelada ou neve entre o Planalto, leste e sul do Estado, perdendo força no decorrer do dia. Durante a noite, o frio se intensifica novamente. Como a madrugada terá tempo aberto, as temperaturas despencam e ficam com valores negativos na próxima madrugada em boa parte do Paraná.

O tempo permanece instável na metade leste do Paraná na quarta-feira (24), com muita nebulosidade e chuva fraca no litoral. Nos demais pontos do Estado, o tempo abre completamente. O frio segue intenso, mas já não há previsão de queda de neve. No lugar da neve, serão registradas geadas amplas em todo o Estado, praticamente, já que as mínimas ficam próximas de zero grau, e podem atingir lavouras de café, laranja, cana-de-açúcar e pastagens. A sensação de frio continua ao longo do dia e a tarde será gelada em todo o Estado.

Para quinta-feira (25), a previsão é que os ventos úmidos do oceano segurem a nebulosidade e o período de chuvas na faixa leste; mas, no interior, o tempo segue firme e ensolarado. Embora o frio permaneça, já perde muita intensidade em todas as áreas paranaenses. Ainda há previsão de geadas nas baixadas, sul e Planalto no início do dia e a tarde fica um pouco mais agradável, mesmo com os ventos de sul. Para a sexta-feira a previsão é de um dia ensolarado. O frio ainda presente, mas diminui aos poucos.