Topo

Vento e chuva aumentam sensação de frio; 25 cidades têm temperaturas negativas

Do UOL, em São Paulo

25/07/2013 10h37

A massa de ar polar começa a se afastar do Sul e avançar em direção ao Centro-Oeste e ao Norte do país a partir desta quinta-feira (25), mas o mau tempo continua a atingir boa parte das cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

O Metsul contabiliza 25 localidades com temperaturas abaixo de zero pela manhã na região, além de prever mais geada ao longo do dia.

Quem lidera os recordes das mínimas do dia é o Rio Grande do Sul, com metade dos pontos com termômetros negativos. Até às 9h de hoje, 13 cidades gaúchas tinham tempo muito frio, como: Santa Rosa, com -2,8 graus Celsius (ºC); Quarai, com -2,7ºC; São José dos Ausentes, com -1,9ºC ; Cruz Alta, com -1,5ºC; Vacaria, com -1,4 ºC; Erechim, -1,2ºC; Alegrete, com -1 ºC; além de Soledade (-0,9 ºC), São Gabriel (-0,7 ºC), Frederico Westphalen (-0,4 ºC), Passo Fundo (-0,4ºC); Santa Maria (-0,4 ºC) e Canela (-0,1ºC).

HelenaTuron Balbino, metereologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que os ventos fortes, a chuva e a alta umidade intensificam a sensação térmica de frio, como ocorreu hoje cedo em São Paulo e em algumas cidades de Santa Catarina. No Morro da Igreja, na região de Bom Jardim da Serra, o termômetro marcava -0,8ºC às 9h, mas a sensação térmica baixava para quase -10ºC devido ao mau tempo.

O instituto comprovou uma grande diferença também em Joaçaba (a temperatura era de -2ºC, mas a sensação era de -8ºC), em Caçador (temperatura de -1,8ºC parecia -7,2ºC), em Curitibanos (a sensação de -4,8ºC esfriou a temperatura oficial de -2,9ºC) e Major Vieira (onde as pessoas sentiam -1,9ºC, mas os termômetros marcavam -0,9ºC) – só Rio dos Campos não apresentou variação e marcou -0,4ºC, às 9h.

O Paraná registrou temperaturas negativas em outros seis municípios nesta quinta, entre elas: Inácio Martins (-2,3ºC);  General Carneiro (-2,2ºC), São Mateus do Sul (-1ºC), Ivaí (-0,6ºC), Marechal Cândido Rondon (-0,5ºC) e Clevelândia (-0,2ºC). Os dados mostram registros feitos pelo Metsul até as 9h.