Topo

Nascimento de tubarão-zebra é filmado pela 1ª vez em aquário francês

Em Brest (França)

07/08/2013 17h57

O nascimento de um tubarão-zebra, incomum em cativeiro, foi filmado pela primeira vez, anunciou nesta quarta-feira (7) o aquário Oceanópolis de Brest, no Oeste da França.

Pela primeira vez na Europa, um tubarão-zebra se reproduziu em cativeiro e deu à luz três filhotes desde 10 de junho.

Após essa primeira eclosão, os tratadores do aquário reforçaram a vigilância para poder observar o breve momento do nascimento de um bebê tubarão.

"Foi preciso mais de vinte noites de vigília para finalmente captar este instante excepcional jamais filmado desta espécie de tubarão", informou o parque em comunicado.

O segundo filhote nasceu em 30 de julho e o terceiro, em 3 de agosto - outros dois ovos ainda devem eclodir.  

O vídeo da eclosão do pequeno tubarão está disponível no site do parque francês - com áudio original e sem legendas em português.

As imagens capturadas servirão para fazer um documentário - coproduzido por uma dezena de aquários públicos franceses -, que será apresentado durante o Festival do Filme de Aventura Oceanográfica, no Oceanópolis, entre 20 de outubro e 1º de novembro deste ano.

Os tubarões-zebra, cujos machos podem medir mais de três metros, são ovíparos.

Durante cinco meses, o embrião se desenvolve no interior de um ovo, com cerca de 20 centímetros de comprimento, tendo que romper o invólucro para sair.

Inofensivo para o homem, o tubarão-zebra não corre risco de extinção, mas é vulnerável em razão da sobrepesca e, especialmente, do comércio de barbatanas, que têm como destino o mercado asiático.