Topo

Em alerta por causa das chuvas, RS agora registra neve

Morador de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foram surpreendidos pela neve, na noite desta segunda-feira (26) - Luca Erbes/Futura Press
Morador de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foram surpreendidos pela neve, na noite desta segunda-feira (26) Imagem: Luca Erbes/Futura Press

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

26/08/2013 22h10

Depois de uma chuva intermitente há quatro dias, que faz com que diversas regiões do Rio Grande do Sul sofram com cheias dos rios --uma morte já foi registrada--, a neve atingiu o Estado na noite desta segunda-feira (26). Em algumas cidades, principalmente da serra, há a previsão de temperaturas abaixo de zero, entre hoje até quarta-feira (28).

Há relatos de flocos de gelo em diversas cidades da serra, incluindo as turísticas Gramado (124 km de Porto Alegre) e Canela (122 km de Porto Alegre).  

Arvorezinha (203 km de Porto Alegre), São Francisco de Paula (112 km de Porto Alegre), Farroupilha (107 km de Porto Alegre) e Caxias do Sul (134 km de Porto Alegre) são alguns dos municípios em que houve o registro de neve.    

A previsão de neve é ainda maior para a próxima madrugada e a manhã desta terça-feira (27), especialmente nos Campos de Cima da Serra, no nordeste do RS, e no planalto sul de Santa Catarina.  

Conforme a meteorologista Estael Sias, para as próximas horas não se pode descartar chuva congelada em áreas próximas do nível do mar no nordeste gaúcho e na região metropolitana de Porto Alegre.  

Em Santa Catarina, o Ciram (  Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) estima que,a partir de quarta-feira (28), o ar seco e frio polar que avançam pelo sul do país se instale em território catarinense, favorecendo temperaturas negativas nas áreas altas do Estado e também geada.