Topo

Peixinho dourado passa por cirurgia na cabeça para retirada de tumor

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 19h30

O peixe dourado George passou por uma cirurgia para retirada de um tumor na sua cabeça. O procedimento foi realizado na semana passada no Lort Smith Animal Hospital, em Melbourne, na Austrália, pelo chefe da equipe de veterinários de animais exóticos e vida selvagem, Tristan Rico.

Segundo informações do Lort Smith Animal Hospital , publicadas na página oficial do Facebook, para que a cirurgia fosse possível, Rico precisou usar três baldes adaptados: um com uma dose de anestésico capaz de deixar o peixe inconsciente; outro para manter o nível do anestésico; e o último com água limpa, usado como unidade de recuperação.

Assim que George dormiu, os veterinários colocaram um tubo na sua boca, ligado ao balde de manutenção do nível de anestésico, e começaram a trabalhar rapidamente para remover o tumor, que era considerado grande para o tamanho do animal. Para controlar a hemorragia durante o procedimento, Rico usou uma esponja de gelatina.

Na hora de fechar a abertura, o doutor Tristan teve fazer quatro suturas, usando cola de tecido.

Finalizado o procedimento, George foi direto para o terceiro balde, com água limpa, e recebeu oxigênio. O peixinho ainda recebeu remédios para dor e antibióticos. Passada a cirurgia, ele começou respirar por conta própria e a nadar ao redor do balde. 

Mais Meio Ambiente