Topo

Tornado no Brasil? Redemoinho impressiona trabalhadores em Mato Grosso

Do UOL, em São Paulo

15/08/2017 13h01

Um tubo de vento e poeira parecendo um tornado impressionou trabalhadores de uma lavoura de milho na cidade de Guarantã do Norte, em Mato Grosso. Vários vídeos com imagens do fenômeno foram publicados na internet desde a última sexta-feira (11).

Apesar do formato helicoidal, não se trata de um tornado. "É um redemoinho forte. Para ser tornado, teria que estar associado a uma grande nuvem escura e ter formato de funil, mais largo em cima", diz Hamilton Carvalho, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Os redemoinhos, também conhecidos como pés de vento, são ventos em forma de tubo que sopram de baixo para cima. De acordo com Carvalho, se formam quando há combinação de calor e baixa pressão atmosférica. São mais comuns no período de seca -- característica das regiões Sudeste, Centro-Oeste e do sertão nordestino nessa época do ano. Áreas abertas, como estradas e lavouras, favorecem sua formação.

"No vídeo, dá para ver que o redemoinho passa em cima de uma casa frágil e nem tira as telhas", diz o especialista, explicando o baixo poder de provocar danos do fenômeno. O pé de vento em Guarantã do Norte ficou bem visível por ter ocorrido em local com muita terra, que "pintou" ele por dentro.

Por não estarem associados a vendavais e tempestades, redemoinhos não são detectados em radares.

Sua duração é abreviada, de apenas alguns minutos, e seu campo de vento é compacto, de avanço lento e pequeno. Como fizeram os trabalhadores da lavoura na cidade matogrossense, dá tempo de filmar sem grandes riscos.