Topo

Frio congela iguanas vivas e faz peixes-boi se amontoarem na Flórida

Peixes-boi se agrupam na reserva de vida selvagem de Crystal River, na Flórida - Luis Santana/Tampa Bay Times
Peixes-boi se agrupam na reserva de vida selvagem de Crystal River, na Flórida Imagem: Luis Santana/Tampa Bay Times

Do UOL, em São Paulo

05/01/2018 15h18

A onda de frio que atinge a costa leste dos Estados Unidos surpreendeu até mesmo cidades famosas pelo clima quente e praias ensolaradas da Flórida. A neve e as temperaturas de até -5°C preocupam especialmente os agentes de proteção da vida selvagem. O frio tem provocado comportamentos pouco comuns em alguns animais da região.

Em Miami, iguanas estão caindo congeladas das árvores. As iguanas, comuns em árvores de Miami, estão sendo encontradas no chão como se estivessem congeladas. O colunista do jornal Palm Beach Post, Frank Cerabino, postou uma fotografia de uma iguana caída ao lado da piscina de sua casa. A TV WPEC publicou imagens de uma iguana caída de costas em uma estrada do Condado de Palm Beach.

Perto da costa, tartarugas aparecem boiando na água e peixes-boi buscam se amontoar em locais mais quentes.

Veja também:

A Comissão de Conservação de Peixes e da Vida Selvagem da Flórida diz que já foram resgatadas quase 100 tartarugas das águas. Quando as temperaturas caem, esses animais marinhos flutuam na superfície aparentemente imóveis, como se estivessem mortos. Contudo, a maioria ainda está viva.

Iguana - Frank Cerabino/Palm Beach Post/AP - Frank Cerabino/Palm Beach Post/AP
Uma iguana que "congelou" aparece caída ao lado de piscina de casa em Boca Raton, na Flórida
Imagem: Frank Cerabino/Palm Beach Post/AP

De acordo com o Centro de Vida Selvagem do Sul da Flórida, as iguanas são animais exóticos e não estão adaptadas ao frio intenso. Répteis como as iguanas e tartarugas marinhas são animais pecilotérmicos, cuja temperatura do corpo varia conforme o ambiente. Assim, precisam do calor do sol para se esquentarem.

"Como não são nativos de clima frio, as iguanas ficam quase paralisadas em baixas temperaturas", explicou Sherry Schlueter, diretora do Centro de Vida Selvagem do Sul da Flórida, ao Miami Herald.

De acordo com o órgão, animais encontrados aparentemente congelados estão vivos e voltam a se movimentar se forem aquecidos. Isso pode ser feito em ambientes quentes no interior das casas.

Já os peixes-boi fogem para águas mais quentes com a queda das temperaturas, como de rios ou de canais de descarga de resíduos de usinas. Mamíferos, eles são homeotérmicos e conseguem manter a temperatura corporal constante.

No inverno, os peixes-boi costumam se refugiar próximo a nascentes de água do santuário de vida selvagem de Crystal River. Agentes de preservação pediram para velejadores evitarem áreas onde esses animais estejam reunidos.