Topo

Cachalote encontrado morto tinha 29 quilos de plástico no estômago

12/04/2018 16h28

Um cachalote de quase dez metros e 6,5 toneladas foi encontrado morto em uma praia na cidade de Cartagena, na Espanha, com 29 quilos de plástico no estômago. De acordo com os pesquisadores responsáveis pela autópsia, o lixo ingerido acabou matando o animal, que corre risco de extinção.

Cachalote é desencalhada de praia em Cartagena - Espacios Naturales Región de Murcia/Twitter - Espacios Naturales Región de Murcia/Twitter
Cachalote é desencalhada de praia em Cartagena
Imagem: Espacios Naturales Región de Murcia/Twitter

O cetáceo foi encontrado perto do Farol do Cablo de Palos no dia 27 de fevereiro. Tratava-se de um macho jovem. “Durante o exame interno, foram detectados no estômago e intestino 29 quilos de lixo”, informou o Centro de Recuperação da Fauna Silvestre El Valle.

Leia também:

Os pesquisadores encontraram sacos de lixo, cordas, pedaços de redes e até um tambor. Impossibilitado de expulsar o material, o sistema digestivo do bicho acabou comprometido, ocasionando morte do cetáceo, o maior animal com dentes existente hoje na natureza.

A secretária do Meio Ambiente de Múcia, Consuelo Rosauro, disse que "a presença de plásticos nos mares e oceanos é uma grande ameaça para a conservação da vida selvagem em todo o mundo, uma vez que muitos animais ingerem grandes quantidades e acabam morrendo”.

Plástico encontrado no interior da cachalote: 29 quilos de lixo - Espacios Naturales Región de Murcia/Twitter - Espacios Naturales Región de Murcia/Twitter
Plástico encontrado no interior da cachalote: 29 quilos de lixo
Imagem: Espacios Naturales Región de Murcia/Twitter
Consuelo anunciou ações de limpeza nos mares mas pede “acima de tudo, a consciência dos cidadãos". Na região, vivem espécies como golfinho riscado, golfinho cinza, e espécies de baleia.

Cachalote é baleia?

Depois da obra literária “Moby Dick”, do norte-americano Herman Melville, muitos consideram o cachalote o arquétipo perfeito de baleia, embora ele seja um golfinho, assim como a orca. O cachalote pertence à subordem dos odontocetos: animais com dentes e só um orifício para respirar.