Topo

Saliva de lagarto, cérebro de urubu: superstições aumentam tráfico ilegal de animais

Uma mulher passa por uma loja em uma rua popular para alimentos secos, usados na medicina tradicional chinesa e em pratos em Hong Kong - DALE DE LA REY/AFP
Uma mulher passa por uma loja em uma rua popular para alimentos secos, usados na medicina tradicional chinesa e em pratos em Hong Kong Imagem: DALE DE LA REY/AFP

Da AFP

12/04/2018 04h00

Uma pitada de pó de osso de chimpanzé, da saliva de um lagarto ou um pedaço de cérebro de um urubu. Não são os ingredientes da poção de uma bruxa de contos de fadas, mas algumas das substâncias que impulsionam o bilionário tráfico ilegal de partes de animais, apregoadas como remédios milagrosos para uma série de doenças, como a asma, o câncer ou a aids.

Junto a produtos mais conhecidos, como o chifre de rinoceronte, as escamas de pangolins ou os ossos de tigre, o tráfico de outras substâncias - com frequência de espécies em perigo ou ameaçadas - é mais secreto, embora não menos rentável: cavalos-marinhos empalhados, garras de bichos-preguiça, brânquias de jamantas ou embriões de macacos.

Leia também:

E embora alguns destes elementos façam parte de receitas ancestrais prescritas por médicos tradicionais na Ásia e na África, outros são simplesmente vendidos como falsos medicamentos milagrosos por charlatães, apontam os especialistas que, reunidos em Medellín, na Colômbia, também alertaram para uma extinção em massa de espécies.

"Nunca criticaremos as práticas tradicionais", disse à AFP John Scanlon, secretário-geral da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies em Perigo de Extinção (Cites).

O recluso pangolim, também conhecido como tamanduá escamoso, se transformou no mamífero mais traficado do planeta devido à crescente demanda na China e no Vietnã - HANDOUT/AFP - HANDOUT/AFP
O recluso pangolim, também conhecido como tamanduá escamoso, se transformou no mamífero mais traficado do planeta devido à crescente demanda na China e no Vietnã
Imagem: HANDOUT/AFP
Mas denuncia aqueles que abusam de pessoas "muito vulneráveis" ao oferecer-lhes "certos produtos da vida selvagem como possuidores de propriedades que não estão associadas com a medicina tradicional".

Estes incluem os chifres de rinoceronte para curar o câncer, uma afirmação não demonstrada que ajuda a dizimar as populações desses animais majestosos.

Em 1960, cerca de 100.000 rinocerontes-negros viviam na África. Em 2016 havia menos de 28.000 rinocerontes de todas as espécies na África e Ásia, segundo um relatório da ONU.

Bílis de urso

"A crise atual da caça ilegal de rinocerontes, que começou por volta de 2007 (...), tem suas origens no uso medicinal falso", aponta Richard Thomas, da organização TRAFFIC.

Um aumento da demanda no Vietnã é atribuído às declarações de um político que, em meados dos anos 2000, afirmou que o chifre de rinoceronte curou seu câncer.

"Isso não tem nenhuma base científica, mas é quase certo que o mito urbano levou à crise", insistiu Thomas.

Uma apreensão de cerca de 1,8 mil quilos de pangolim e valor estimado de mercado de cerca de 350 mil dólares - HANDOUT/AFP - HANDOUT/AFP
Uma apreensão de cerca de 1,8 mil quilos de pangolim e valor estimado de mercado de cerca de 350 mil dólares
Imagem: HANDOUT/AFP
À medida que as rendas subiram na Ásia, também aumentou a demanda por esses chifres, assim como as virtudes atribuídas a eles: alguns os usam como tonificante, para curar ressacas, e outros simplesmente para pavonear sua riqueza.

Apesar de sua proibição na China, a demanda não diminuiu, e o produto é vendido por dezenas de milhares de dólares o quilo.

Na medicina tradicional chinesa, o chifre era originalmente receitado contra a febre, e alguns estudos concluíram que existe certa eficácia nesse sentido, mas não maior que a da aspirina.

Outros ingredientes foram mais bem assimilados nos países ocidentais, como a bílis de urso, que contém um ácido eficiente contra uma doença do fígado. Hoje em dia se produz de forma sintética.

Mas para muitos outros produtos, a demanda é alimentada simplesmente por superstições, segundo os especialistas.

Forte mensagem

As escamas de pangolins, dois quais duas espécies estão em "perigo crítico" -, são vendidas na Ásia por 500 dólares o quilo para tratar a asma e a enxaqueca, ou estimular a produção de leite em uma mãe lactante.

"Não há nenhuma evidência científica para pressupor nenhuma propriedade" das escamas de pangolim, assim como tampouco há sobre as propriedades contra a aids da lagartixa-tokay, ou a injeção de virilidade que dão os ossos de tigre.

Em uma rua sinuosa de Hong Kong, onde as lojas mantêm grande variedade de produtos secos, um ingrediente altamente valorizado ainda está sendo vendido, apesar de sujeito a uma proibição internacional: balas fritas de pangolins ameaçados - DALE DE LA REY/AFP - DALE DE LA REY/AFP
Em uma rua sinuosa de Hong Kong, onde as lojas mantêm grande variedade de produtos secos, um ingrediente altamente valorizado ainda está sendo vendido, apesar de sujeito a uma proibição internacional: balas fritas de pangolins ameaçados
Imagem: DALE DE LA REY/AFP
"A superstição, a medicina tradicional e as técnicas do marketing viral estão agravando a pressão sobre as espécies animais", diz Charlotte Nithart, da Robin des Bois.

Esta ONG francesa registrou em um relatório o tráfico de tutano de girafas para curar a aids na África, e de pó de osso de chimpanzé para a virilidade, enquanto os cérebros de urubu são defumados na África do Sul para adivinhar os números da loteria.

Embora esta caça furtiva não seja a principal razão do desaparecimento de animais selvagens, que sobretudo estão ameaçados pela perda de seus habitats, representa mais de 19 bilhões de dólares por ano, segundo a WWF, atrás apenas do tráfico de drogas, de peças falsificadas e de seres humanos.

"Há cada vez mais pessoas que são presas e processadas, enviadas à prisão por tráfico ilegal (...) Isso manda uma mensagem forte", disse John Scanlon.

Mas mudar as mentalidades é difícil. "É importante ser sensível às culturas", aponta Richard Thomas. "Se alguém cresce acreditando que uma coisa é remédio, não basta dizer a ele que não é, especialmente se essa mensagem vem de um estrangeiro".