Nova Déli é a capital mais poluída do mundo e Pequim a oitava, diz estudo

Nova Déli foi a capital mais poluída do mundo em 2018, disseram nesta terça-feira dois grupos que monitoram a poluição ambiental em um estudo sobre a quantidade de material particulado fino, conhecida como PM2,5, em 61 capitais de todo o mundo.
A capital indiana, que abriga mais de 20 milhões de pessoas, foi seguida por Dhaka, capital de Bangladesh, e Cabul, capital do Afeganistão. O estudo foi conduzido pela IQ AirVisual, grupo sediado na Suíça que coleta dados globais sobre a qualidade do ar, e pelo Greenpeace.
O ar tóxico de Nova Déli é causado pelas emissões veiculares e industriais, pelo pó de canteiros de obras e pela fumaça da queima de lixo e de resíduos de colheitas em campos próximos.
A concentração anual média de PM2,5 em um metro cúbico de ar foi de 113,5 na cidade em 2018, disseram os grupos no relatório, mais do que o dobro do nível de Pequim, que teve uma média de 50,9 durante o ano, o que a tornou a oitava mais poluída do mundo.
O PM2,5, ou partículas de 2,5 micrômetros ou menos de diâmetro, é perigoso porque pode se alojar profundamente nos pulmões.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma diretriz diária de qualidade do ar de 25 microgramas de PM2,5 por metro cúbico de ar.
Entre as capitais sul-americanas, Santiago lidera com 29,4 microgramas de PM2,5 por metro cúbico de ar, seguida por Lima (27,7) e São Paulo (16,2).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.