Golfinho com mais de 2 metros é encontrado encalhado em Ubatuba
Um golfinho encalhado na areia chamou a atenção de moradores e turistas na Praia do Itaguá, em Ubatuba (SP). O animal estava cansado e desnorteado. Para salvá-lo, foi necessário chamar uma equipe especializada.
Conhecido como golfinho-de-dentes-rugosos, cientificamente denominado Steno bredanensis, o animal encontrado é adulto, tem 2,38 metros e estava bem de saúde, apesar de um pouco confuso. Segundo os banhistas, ele não conseguia se locomover. Antes da chegada dos técnicos, as pessoas ainda tentaram colocá-lo no mar por duas vezes, mas o mamífero voltou a encalhar na praia.
Ainda na areia, o resgate realizou os primeiros procedimentos de socorro. A soltura imediata no mar seria arriscada para a saúde do mamífero. Por isso, optaram por levar o animal para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta, ligado ao Aquário de Ubatuba, para checagem completa das condições dele e realização de exames complementares, sem previsão de colocá-lo de volta na água.
O Instituto Argonauta orienta a população que encontrar animais marinhos mortos ou debilitados a ligar gratuitamente para o número 0800 642 3341.
Golfinhos dessa espécie preferem águas mais quentes e costumam ser vistos, em alto-mar, em grupos de centenas de exemplares, inclusive misturados a baleias. Os alimentos que mais consomem são lulas, peixes e, às vezes, polvos. Um dos perigos mais comuns que correm é ficarem presos por acidente em redes de pesca. O golfinho encontrado na praia de Ubatuba tem o tamanho um pouco menor do máximo que a espécie costuma alcançar, de 2,8m
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.