Topo

Marinha notifica 30 navios de 10 países por vazamento de óleo no NE

As manchas de óleo chegaram à Bahia nesta sexta-feira (4) e já atingiram todos os estados do Nordeste brasileiro - Divulgação/Adema
As manchas de óleo chegaram à Bahia nesta sexta-feira (4) e já atingiram todos os estados do Nordeste brasileiro Imagem: Divulgação/Adema

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/10/2019 21h49

A Marinha do Brasil informou na noite de hoje que está notificando 30 navios-tanque de 10 diferentes países a prestarem esclarecimentos sobre a suspeita de vazamento de óleo que contaminou a costa do Nordeste. A decisão veio após uma triagem com base em informações do tráfego mercante na região.

"A Marinha entrará em contato com as autoridades competentes dos países dessas bandeiras, com a Organização Marítima Internacional e com a Polícia Federal, visando elucidar todos os fatos", informou a Marinha, citando que a investigação conta com apoio de instituições dos EUA.

Segundo balanço também divulgado esta noite pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis), chegou a 150 o número de praias com registro de óleo em 68 municípios do Nordeste.

Autoridades e universidades pesquisaram o material que surgiu em praias e apontaram para um DNA de petróleo venezuelano. A Marinha informou ao UOL hoje que o óleo encontrado em barris que surgiram em Alagoas e Sergipe nas últimas semanas contém um material diferente daquele encontrado no litoral nordestino.

Segundo a Marinha, a investigação e operação de contenção do óleo mobiliza 48 organizações militares, com 1.583 militares, cinco navios, uma aeronave, além de embarcações e viaturas pertencentes às diversas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências ao longo do litoral nordestino.