Topo

Uruguai tem ministro do meio ambiente pela 1ª vez na história

27/08/2020 23h50

Montevidéu, 27 ago (EFE).- O ministro do Meio Ambiente do Uruguai, Adrian Peña, tomou posse nesta quinta-feira em uma cerimônia inédita, já que se trata de uma pasta criada a partir da aprovação da Lei de Considerações Urgentes (LUC), principal projeto do governo de Luis Lacalle Pou.

O ex-senador do Partido Colorado tomou posse no Museu da Água, em Águas Corrientes, a cerca de 60 quilômetros de Montevidéu, em um evento que contou com a presença do presidente e de vários integrantes do gabinete.

"Tenho uma tarefa complexa pela frente. O meio ambiente é uma questão muito ampla e transversal, onde muitos atores, tanto públicos quanto privados, estão envolvidos. É necessário organizar, sistematizar, descentralizar e dirigir os múltiplos esforços que existem das mais diversas esferas", declarou o novo ministro.

Peña salientou que a pasta recentemente criada deve adotar um desenho institucional que lhe permita exercer uma liderança efetiva da política ambiental nacional, para a qual valorizou a presença do Estado.

A escolha do local para a cerimônia foi feita pelo próprio ministro para destacar a importância da água. "Não é por acaso que estamos em Águas Corrientes. É um sinal claro do compromisso deste governo com a água. Entre as primeiras medidas a serem tomadas, está a água em quantidade e qualidade", prometeu.

O Ministério do Meio Ambiente foi criado após a aprovação da LUC, em 8 de julho, e dez dias depois, a nomeação do então senador como titular da pasta tornou-se oficial.

Até agora, suas competências estavam incluídas no Ministério da Habitação, Planejamento Territorial e Meio Ambiente, nas mãos de Irene Moreira, pertencente ao partido Cabildo Abierto.