Topo

Greta Thunberg lamenta "blá, blá, blá" de líderes sobre mudança climática

28/09/2021 15h04

Roma, 28 set (EFE).- A ativista sueca Greta Thunberg fez um apelo nesta terça-feira, na abertura da conferência Youth4Climate (Jovens pelo Clima), que acontece em Milão, na Itália, por ações reais contra a mudança climática e denunciou a falta de ações efetivas no planeta.

"Escutamos dos nossos líderes palavras pomposas que não se converteram em nada, como um contínuo 'blá, blá, blá'", disse a jovem.

Thunberg lamentou a falta de ação dos políticos no poder, o que afirmou ser uma atitude deliberada, pois, enquanto afirmam implementar medidas, "continuam abrindo minas e explorando recursos", enquanto "não aumentam os fundos para países vulneráveis".

"Se isso é o que consideram ação climática, não a queremos", afirmou a sueca.

A ativista ainda criticou os líderes por "fingir" que escutam os jovens que são convidados para participar de eventos relacionados ao clima, mas que na realidade nunca têm suas vozes ouvidas.

A conferência Youth4Climate, em Milão, tem a participação de cerca de 400 jovens, de 197 diferentes nações e acontecerá até a próxima quinta-feira.

Na cidade italiana, também será realizado neste sábado um evento prévio à Conferência do Clima (COP-26), com a presença de ministros de Estado, para discutir "potenciais obstáculos para o aumento das metas climáticas". EFE

tcm/bg

(foto)