PUBLICIDADE
Topo

Meio Ambiente

Duque destaca compromisso de Colômbia e Brasil com a Amazônia

19/10/2021 17h36

Brasília, 19 out (EFE).- O mandatário colombiano, Iván Duque, garantiu nesta terça-feira, junto ao presidente Jair Bolsonaro, que Colômbia e Brasil estão unidos na defesa da Amazônia e que levarão esta posição à Escócia, onde será realizada a 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP26).

"Temos um propósito muito louvável, a conservação da nossa amada Amazônia, um território muito valioso" que tanto o Brasil como a Colômbia cuidam "dentro" da sua própria "soberania", disse Duque em declaração conjunta com Bolsonaro, que o recebeu em Brasília.

De acordo com o governante colombiano, Colômbia e Brasil "fizeram grandes progressos" na luta contra os crimes ambientais e "compartilham a ideia de levar a Glasgow", em novembro, "uma mensagem inequívoca" sobre a "proteção desse território".

Segundo Duque, a Colômbia também apresentará na COP26 a sua determinação em "trabalhar para a transição energética" e alcançar a neutralidade de carbono, objetivos que Bolsonaro disse compartilhar.

Duque frisou que as relações do seu país com o Brasil "estão no ponto mais alto que já alcançaram historicamente" e que existe uma "grande relação comercial" e um volume de investimento mútuo que ambos os governos pretendem reforçar.

Na segunda-feira passada, Duque se encontrou em São Paulo com "mais de 60 empresários" brasileiros e que ouviu "compromissos de investir mais de US$ 1,4 bilhão" na economia colombiana.

Os dois líderes fizeram uma declaração conjunta aos jornalistas, na qual não foram permitidas perguntas, após uma reunião privada que durou pouco mais de uma hora e meia e na qual também foram discutidas questões políticas da situação regional.

Após a declaração, Bolsonaro e Duque foram almoçar no Ministério das Relações Exteriores, que será seguido por uma reunião entre o presidente colombiano e autoridades do Congresso, que marcará o fim da sua visita oficial. EFE

Meio Ambiente