Topo

Como é o avião que já despejou 1 milhão de litros de água sobre o Pantanal

KC-390 Millennium já despejou 1 milhão de litros de água sobre o Pantanal. Imagem: Sargento P. Silva/FAB

Do UOL, em São Paulo

22/08/2024 12h00

A aeronave KC-390 Millennium, da FAB (Força Aérea Brasileira), já lançou 1 milhão de litros de água sobre o Pantanal, marca alcançada na segunda-feira (19).

Como é o avião

De transporte militar, ele conta com um sistema de combate a incêndios. Considerada uma das maiores áreas úmidas do mundo, o Pantanal enfrenta aumento de queimadas que se alastram durante o período de seca, ameaçando fauna, flora e populações locais, de acordo com a FAB.

O avião foi equipado pela primeira vez com sistema capaz de descarregar 12 mil litros de água em sete segundos. Com o uso do sistema, chamado de Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, o avião tem um tubo que projeta água por sua porta traseira esquerda ao sobrevoar áreas com focos de incêndio.

Abastecimento de água da aeronave KC-390 Millennium é feito em apenas 30 minutos e tem capacidade de 24 mil litros. Imagem: Sargento P. Silva/FAB

O sistema do KC-390 Millennium é abastecido com água de duas piscinas, cada uma com capacidade para 24 mil litros. O processo começa sempre que a missão de combate a incêndios é acionada.

O processo de abastecimento dura, em média, 30 minutos. O sistema utiliza ar comprimido para pressurizar o líquido durante o lançamento sobre os focos de incêndio.

1.000 brigadistas e 300 horas de voo

KC-390 Millennium sobrevoa áreas com incêndio no Pantanal Imagem: Sargento P. Silva/FAB

O avião faz parte da Operação Pantanal 2, uma missão de combate a incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Ela começou em 28 de junho, em resposta ao aumento das queimadas na região.

As ações são operacionalizadas pela FAC (Força Aérea Componente), unidade da FAB que atua em operações de combate a incêndios. Marinha, Exército e outros órgãos também participam.

Cerca de 1.000 brigadistas foram transportados para apoiar as ações na área. Mais de 58 toneladas de carga foram levadas para a região.

Mais de 300 horas de voo foram registradas. Nove aeronaves estão sendo utilizadas, incluindo helicópteros.

Essas aeronaves desempenham funções de combate a incêndios e apoio logístico. A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) da FAB, o RQ-900 Hermes, está sendo usada para identificar pontos de calor e ajudar no planejamento das ações de combate.

O fogo se espalha muito rapidamente nesta época de seca, e muitos locais são de difícil acesso. Por isso, o trabalho realizado pela FAC é fundamental, tanto no combate aos incêndios em voo quanto no apoio logístico, reduzindo o tempo de resposta das equipes de brigadistas nas regiões de difícil acesso. Comandante da FAC, Brigadeiro Cramer, ao site da FAB

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como é o avião que já despejou 1 milhão de litros de água sobre o Pantanal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meio ambiente