Peixe com 'dentes humanos' encontrado no ES é capaz de quebrar conchas
No final de 2024, um peixe chamou a atenção de uma família de Minas Gerais enquanto estavam de férias em Anchieta, no Espírito Santo. Com dentes que lembram os de seres humanos, a espécie causou curiosidade e virou tema de um vídeo viral postado pela empreendedora Paula Moreira, 37, nas redes sociais.
O que aconteceu
Família estava em férias no Espírito Santo e resolveu comprar um peixe para grelhar. Paula Moreira, 37, relatou que viajou com sua família para Porto Velho, uma praia sem ondas, típica de pescadores. "Minha avó ama essa região, e minha mãe sabia que os pescadores vendiam peixes frescos em um certo horário do dia", explicou. "Eles mesmos indicaram o peixe, e a gente comprou sem saber do detalhe inusitado", contou Paula.
Família foi surpreendida com os dentes no animal, que parecia sorrir. Eles só perceberam o formato peculiar dos dentes ao limpar. "Parecia uma dentadura! Um trem esquisito", disse ela. O espanto continuou quando colocaram o peixe na grelha. "Parecia que o lábio dele retraía, e ele ficou parecendo uma pessoa sorrindo".
Moreira postou o vídeo nas redes sociais para tentar descobrir qual era a espécie e viralizou. "Em menos de 24 horas, já tinha 1 milhão de views. Hoje, já passa dos 5 milhões", revelou. Paula confessou que não teve coragem de comer o peixe, diferentemente do resto da família.
Espécie não é mutação
Dentes são usados para mastigar e quebrar. Segundo o biólogo Kayron Passos, o peixe é um sargo-de-dentes (Archosargus probatocephalus) - e sua dentição é uma adaptação natural. "Não se trata de uma mutação, ele é assim mesmo. Esses dentes servem para mastigar coisas duras, como crustáceos, mexilhões, caramujos e ostras", explicou.
Peixe tem dentes fortes que podem quebrar conchas. O peixe é onívoro, mas tem preferência por carne. "Ele usa os dentes para quebrar conchas e exoesqueletos, mas também mastiga plantas aquáticas e peixes menores", disse o especialista.
Mas não ataca humanos e nem tem perigo de arrancar um dedo, por exemplo. Seus dentes são como molares, que esmagam, mas não são uma ameaça para nós, não é uma espécie agressiva
Habitat e camuflagem do peixe é adaptada ao seu ambiente. O sargo-de-dentes vive em águas rasas do oceano Atlântico, próximas a recifes e rochas, o que justifica sua coloração cinza para melhor camuflagem. Normalmente, ele atinge cerca de 30 cm de comprimento e não está em risco de extinção pela Lista Vermelha da IUCN.
O peixe faz parte da família do "peixe-porco". Kayron Passos aponta que o peixe pertence à família dos balistídeos, conhecidos como "peixe-porco". "Várias espécies dessa família possuem dentes semelhantes", complementa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.