'Cardume' de onças-pintadas impressiona com cena espetacular embaixo d'água

Você já imaginou um "cardume" de onças-pintadas? O "fenômeno" inusitado foi registrado em um vídeo que viralizou no Instagram.

O que aconteceu

O vídeo mostra cinco animais da espécie nadando juntos e de forma sincronizada. O registro que encantou os seguidores foi publicado pelo biólogo Leandro Silveira, um dos fundadores do Instituto Onça-Pintada (IOP).

Ao mesmo tempo em que nadam e mergulham, as onças observam o biólogo, que grava o momento. Na filmagem, Silveira explica que elas aprendem a enxergar debaixo d'água.

Orgulhoso, o biólogo exalta o potencial das onças desenvolverem a habilidade do nado. Não há informações sobre as idades dos felinos filmados, mas todos vivem no Instituto, localizado na cidade de Mineiros, no interior de Goiás.

Onças na água

A onça-pintada é considerada um felino adepto à presença de água corrente, como rios, e gosta de nadar. O formato de seu corpo facilita o nado, permitindo que ela use a habilidade também para caçar.

Entre as maiores nadadoras estão as onças-pintadas que vivem nas várzeas amazônicas. Um estudo feito pelo Instituto Mamirauá constatou que as onças dessa região, que enfrenta períodos de cheia, vivem uma vida praticamente submersas, nadando a cada dois dias, em média, e se alimentando de animais que vivem nas árvores.

Elas literalmente não pisam no chão por três meses ao ano (entre junho e setembro) Emiliano Ramalho

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.