Baleia come humanos? Entenda os reais riscos de ser abocanhado por uma

Após o programador venezuelano Adrián Simancas, 24, ser abocanhado por uma baleia-jubarte, um questionamento rondou a mente dos brasileiros: será que foi baleias são realmente capazes de comer um ser humano?

Não! Baleias não comem seres humanos

Seres humanos não fazem parte da alimentação de baleias-jubarte. Segundo Milton Marcondes, médico veterinário e coordenador de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, o que pode ocorrer são acidentes, como quando uma baleia salta e acaba atingindo uma embarcação, por exemplo, podendo deixar feridos.

Jubartes não são capazes de engolir animais grandes, como humanos. Marcondes explica que, embora tenha uma boca gigante, essa espécie de baleia tem uma garganta bem estreita, permitindo apenas a passagem de pequenos peixes como sardinhas, e crustáceos como camarão e krill.

No lugar de dentes, as jubartes possuem barbatanas, que são cerdas com queratina capazes de filtrar o alimento.

Elas não possuem a espécie de "sonar" que golfinhos e baleias com dentes têm para identificar a presença de objetos no mar. Por este motivo, só conseguem ouvir ruídos, o que pode explicar o fato de ela ter engolido Adrían por apenas três segundos.

Nem orcas são capazes de se alimentar de humanos. Conhecida pejorativametente como "baleia-assassina", ela também não tem interesse em ter humanos no cardápio.

"Na natureza [nos oceanos] nunca houve casos de orcas atacando seres humanos. Mas já aconteceu casos delas atacarem pessoas em cativeiro". Marcondes relembra o caso ocorrido no SeaWorld, na Flórida, onde, em 2010, a orca Tilikum — já morta — matou sua treinadora.

Cauda das baleias é o maior risco para quem está no mar. Apesar de não se alimentarem de nós, estudos feitos por Marcondes e a equipe de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte apontam que as baleias podem ser muito reativas quando se sentem ameaçadas. Com isso, batem suas caudas em forma de proteção, podendo machucar quem estiver em volta. Mães com filhotes também tendem a ser mais protetoras, oferecendo um risco a mais.

Relembre o caso

Vídeo mostra baleia abocanhando homem no mar. O momento foi filmado pelo pai de Adrián, o anestesista Dell Simancas, que estava remando com ele. A baleia emerge com sua boca aberta e pega Adrián e seu caiaque, soltando segundos depois. Em seguida, Dell se aproxima do filho, pede que se acalme e o leva para a costa.

Continua após a publicidade

"Pensei que ela tinha me comido", disse Adrián. Em entrevista à televisão chilena TVM, ele explicou que sentiu algo "azul e branco que passou perto do seu rosto e era como se estivesse de um lado e de cima". "Não entendi o que estava acontecendo e então afundei", completou. O rapaz não sofreu nenhuma lesão.

Pai se disse assustado ao ver filho sumir no mar. "Foi uma experiência incrível e aterrorizante ao mesmo tempo", contou. "Quando me viro não vejo nada, não vejo Adrián. Esse foi o único momento realmente assustador que tive, porque não o vi por uns três segundos. E de repente sai [da água] como um tiro.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.