Conheça o animalzinho estranho que virou febre por causa do Minecraft

Ler resumo da notícia
O axolote, um anfíbio nativo do México, é um famoso "soldado marinho" no jogo eletrônico Minecraft. Na vida real, o curioso bicho corre risco de extinção e tem uma capacidade de regenerar órgãos e tecidos.
De divindade ancestral à cédula do peso mexicano
O axolote faz parte de uma família de anfíbios que conta com 17 espécies. O Ambystoma mexicanum vive em poucas regiões mexicanas, como nos canais de Xochimilco, na parte sul da Cidade do México. Com pele macia e cerca de 20 centímetros de comprimento, o animal é considerado adorável por alguns, e esquisito por outros.
Algumas espécies de axolote migram para a terra e se transformam em salamandras, perdendo as caudas semelhantes a girinos e as brânquias da cabeça. Devido a essa tendência de mudar de forma, os axolotes têm uma presença forte na mitologia asteca. Eles costumam ser reconhecidos como uma representação de Xolotl, deus do submundo.
O anfíbio foi escolhido para estampar uma cédula da moeda mexicana. Ele está presente na cédula de 50 pesos mexicanos. Na capital, alguns ônibus de turismo apresentam a imagem de um axolote albino pintado na lateral.
Entre as curiosidades do anfíbio, uma chama a atenção dos cientistas: a capacidade de regeneração. O animal consegue regenerar membros, tecidos e órgãos danificados, como coração, fígado, córneas e cérebro. "Os cientistas estão tentando tirar proveito das propriedades regenerativas dos axolotes e aplicá-las em pessoas feridas em acidentes, guerras, ou [...] pessoas que perderam membros. Outros [cientistas] estão procurando maneiras de como a regeneração do axolote pode ajudar a cicatrizar órgãos humanos, como coração ou fígado", explicou Erika Servín Zamora, veterinária e pesquisadora de axolotes, à rede britânica BBC.
Segundo Zamora, o axolote tem uma aparente resistência ao câncer. "Em 15 anos, não vi nenhum caso de tumor maligno em axolotes, o que é interessante. Suspeitamos que sua capacidade de regenerar células e partes do corpo ajude nesse aspecto", disse.

O axolote é considerado como uma espécie "criticamente ameaçada" de extinção. Desde 2019, o anfíbio está na lista vermelha da IUCN (sigla em inglês para a organização União Internacional para a Conservação da Natureza). Segundo a IUCN, a população do axolote está diminuindo, com menos de mil indivíduos maduros vivendo majoritariamente em cativeiro. A proliferação de espécies potencialmente predadoras e a poluição da água nos canais da cidade mexicana contribuem para a queda no número de axolotes no país.
No Brasil, o anfíbio é vítima do tráfico ilegal de animais. Em uma publicação em seu perfil oficial no Instagram na última semana, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ressaltou que o comércio do axolote no país é proibido. O Instituto afirma, ainda, que as autoridades brasileiras trabalham para fiscalizar eventuais compras e vendas de axolotes, especialmente nos aeroportos nacionais. Veja abaixo três espécimes apreendidos pela Receita Federal em Manaus:
O axolote no mundo dos games e dos desenhos
Lançado originalmente em 2011, o Minecraft se popularizou rapidamente entre as crianças. O jogo, que é o mais vendido da história, conta com versões para diferentes dispositivos, como computadores, celulares e plataformas portáteis.
No Minecraft, o axolote é uma criatura aquática e pacífica, mas que está pronta para o combate. O animal pode ajudar o jogador em eventuais conflitos submersos, já que ataca outras criaturas aquáticas. Ele ainda tem apossibilidade de conceder o efeito conhecido como "regeneração" e de eliminar o efeito chamado "exaustão" do jogador que o tem.
O axolote já apareceu em outra famosa produção. O Pokémon Wooper foi inspirado no axolote, e sua aparência se assemelha à do bicho real, porém sem as guelras.
@authenticgames Axolotes são gerados abaixo do nível do mar, em ambientes escuros, como lagos subterrâneos e cavernas verdejantes. Eles têm variações de cores, incluindo rosa, marrom, amarelo, ciano e azul, sendo a variação azul a mais rara, com apenas 0,083% de chance de ocorrer. Axolotes são hostis a algumas criaturas, como peixes, lulas, lulas-brilhantes, afogados e guardiões. Quando em perigo, os axolotes se fingem de mortos por 10 segundos para se proteger. ?? Eles morrem fora da água, a menos que esteja chovendo. ? Para reproduzi-los, é necessário dar um balde com peixe tropical. É possível pegar um axolote com um balde. Há uma variação verde do axolote que foi mostrada no anúncio da atualização, mas não está no jogo. O texto também faz referência a uma cena do jogo e destaca curiosidades sobre a inspiração do Axolote, mencionando o Pokémon Mudkip. Além disso, enfatiza o efeito de regeneração e a interação do Axolote com os jogadores. ?#minecraft #minecrafthacks #minecraftmemes #axolote ? som original - AuthenticGames
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.