'Ninhada 14': milhões de cigarras surgirão do solo simultaneamente nos EUA

Ler resumo da notícia
O verão de 2025 nos Estados Unidos promete ser marcado pelo ressurgimento de milhões —isso mesmo, milhões— de cigarras periódicas que ficaram sob o solo por 17 anos. Os insetos podem migrar do Tennessee à Geórgia, passando por estados como Massachusetts e Nova York.
O que são cigarras periódicas?
Existem dois tipos de cigarras encontradas em grande número nessas regiões dos EUA: as cigarras anuais, que surgem todos os anos, e as periódicas, que surgem a cada 13 ou 17 anos.
São uma ótima fonte de alimento para pássaros e anfíbios como sapos. Pequenas, as cigarras podem medir por volta de 2,5 cm e possuem olhos vermelhos e asas translúcidas como característica.
Ninhadas simultâneas. Em 2025, a ninhada 14, como é chamada, vai emergir simultaneamente no oeste dos EUA durante a primavera do hemisfério norte. As informações são da Universidade de Connecticut.
As cigarras periódicas têm um ciclo de vida longo. Após a eclosão, as cigarras periódicas imaturas, chamadas ninfas, passam esses 13 ou 17 anos no subsolo, alimentando-se de raízes, antes de emergirem do solo e se transformarem em cigarras adultas.
Quando adultas, podem viver de quatro a seis semanas após emergirem no solo. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, esse tempo de vida é maior do que grande parte dos insetos.
Inseto é inofensivo. Eles não mordem nem picam, não são venenosos ou peçonhentos, mas pode incomodar: seu barulho —uma tática de acasalamento— é estridente. E esse comportamento sincronizado é uma característica bem marcante da espécie.
Quando, onde e como vai acontecer?
Previsão de aparecimento é em 21 de junho, no começo do verão americano. A chegada das cigarras em diferentes partes dos EUA, porém, deve variar.
Cigarras estão concentradas no solo dos estados de Kentucky e Tennessee. Partes da Geórgia, Illinois, Indiana, Carolina do Norte, Virgínia e Virgínia Ocidental devem recebê-las em maior quantidade. Cape Cod, Massachusetts; Long Island, Nova York; e o centro da Pensilvânia também podem receber, mas em quantidade menor. É o que indica o mapa da Universidade de Connecticut. (Veja imagem abaixo)

Momento de saída é regido pela temperatura do solo. À CBS News, o biólogo Matthew Kasson disse que as cigarras são "expulsas" quando o solo atinge 18ºC. Por este motivo, o momento específico de saída dos insetos pode variar.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.