Leão não é o mais forte: veja 5 felinos com mordidas muito potentes

Nem sempre o rei da selva tem o maior poder. Quando o assunto é força de mordida entre os felinos, o leão perde o trono para outros predadores silenciosos, como a onça-pintada.

Essa força não é só questão de imponência: é uma adaptação evolutiva ligada diretamente à eficiência na caça e à sobrevivência em diferentes habitats. Ao contrário do que se imagina, tamanho nem sempre é documento e alguns felinos de médio porte também têm mandíbulas incrivelmente potentes.

A seguir, listamos alguns dos felinos com as mordidas mais poderosas do mundo, com base em dados do pesquisador Adam Hartstone-Rose, especialista em anatomia funcional da North Carolina State University, que publicou um estudo sobre força de mordida entre carnívoros em 2012.

Leão - até 650 PSI* (libras por polegada quadrada)

Leão no Serengeti National Park, Tanzânia
Leão no Serengeti National Park, Tanzânia Imagem: MrRuj/Getty Images/iStockphoto

O leão pode ser o símbolo máximo da força, mas sua mordida não está entre as mais poderosas do reino felino. Com cerca de 600 a 650 PSI, o leão depende mais da força do grupo (das leoas, especialmente) para dominar grandes presas do que de um ataque letal com a mandíbula. Sua estrutura social compensa a menor pressão de mordida.

Tigre - até 1.050 PSI

Tigre no zoológico de Sydney em foto de setembro de 2017
Tigre no zoológico de Sydney em foto de setembro de 2017 Imagem: Peter Parks/AFP

O maior dos felinos também tem uma das mordidas mais impressionantes. Com mais de 1.000 PSI de força, o tigre precisa de mandíbulas fortes para derrubar presas grandes como búfalos e cervos. Ele caça sozinho, o que exige ataques certeiros e com muita potência.

Continua após a publicidade

Onça-pintada - até 2.000 PSI

Onça pintada
Onça pintada Imagem: Getty Images/iStockphoto

Segundo levantamento do National Geographic, a onça-pintada tem a mordida mais forte entre todos os felinos - e, proporcionalmente, uma das maiores entre os mamíferos. Com até 2.000 PSI, ela é capaz de perfurar carapaças de tartarugas e ossos do crânio com uma única mordida, uma tática típica da espécie para imobilizar rapidamente a presa.

Leopardo - cerca de 310 PSI

20.set.2016 - Leopardo de Amur no zoo Royev Ruchey na cidade de Krasnoyarsk, na Rússia
20.set.2016 - Leopardo de Amur no zoo Royev Ruchey na cidade de Krasnoyarsk, na Rússia Imagem: Ilya Naymushin/Reuters

Apesar de não estar no topo do ranking em termos absolutos, o leopardo tem uma mordida forte e precisa para o seu porte. Sua técnica envolve carregar presas para árvores, longe de outros predadores. Sua eficiência está mais na combinação de força, agilidade e discrição do que em pura brutalidade.

Continua após a publicidade

Guepardo - cerca de 500 PSI

Guepardo na África do Sul
Guepardo na África do Sul Imagem: Getty Images/Mint Images RF

O guepardo, conhecido por ser o animal terrestre mais rápido do planeta, também apresenta uma mordida relativamente forte para seu tamanho, com cerca de 500 PSI. Mas, diferente de outros grandes felinos, ele depende da velocidade para caçar e imobiliza a presa com sufocamento, não pela força da mordida em si.

E os felinos menores?

Felinos como o gato-maracajá e o caracal têm mordidas adaptadas para suas presas — roedores, aves e répteis de pequeno porte. Já o gato-do-mato-pequeno, comum no Brasil, tem uma mordida eficaz para animais menores, embora não impressione em PSI.

Ainda assim, o formato do crânio e o tamanho relativo dos músculos da mandíbula mostram que mesmo os pequenos felinos são máquinas de caça bem calibradas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.