Orquídea rara, 'sapatinho de dama' reaparece na natureza após 100 anos

Ler resumo da notícia
Uma orquídea silvestre considerada extinta no Reino Unido foi vista na natureza pela primeira vez em quase 100 anos. A planta, conhecida como sapatinho de dama, surgiu novamente em uma área de reintrodução no norte da Inglaterra.
O que aconteceu
Espécie, de pétalas roxas e cálice amarelo, foi dizimada pela colheita excessiva de colecionadores no fim do século 19. Desde 1930, apenas um exemplar havia sido localizado, em um local secreto em Yorkshire Dales. Notícia foi divulgada pela Fundação de Vida Selvagem de Yorkshire), organização ambiental britânica, na última semana.
Desde então, voluntários vigiam a planta 24 horas por dia para evitar furtos. Segundo a instituição, a nova aparição é resultado de um projeto de conservação que dura décadas.

Em 2022, a entidade obteve apoio financeiro do governo britânico para proteger o habitat da espécie. As orquídeas foram cultivadas e reintroduzidas em áreas adequadas. A planta encontrada agora nasceu a partir das sementes dessas mudas.
Ver uma população saudável da orquídea sapatinho-de-dama de volta à sua área nativa e agora se reproduzindo por conta própria nos dá uma verdadeira esperança para o futuro Jono Leadley, responsável pelo projeto na Yorkshire Wildlife Trust
Propagação da orquídea foi feita com apoio do Jardim Botânico Real de Kew Gardens, em Londres. Os trabalhos começaram nos anos 1990, a partir de exemplares silvestres mantidos em propriedades privadas.
Tentar salvar a orquídea sapatinho-de-dama na Inglaterra tem sido um dos principais projetos de conservação do Jardim Botânico de Kew há muitos anos. É uma espécie de longa vida, com mudas que levam muitos anos para crescer até o ponto em que podem florescer e produzir sementes para a próxima geração Mike Fay, botânico líder do projeto em Kew
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.