Baleias-jubarte fazem anéis de bolha para 'falar' com humanos, diz estudo

Um novo estudo revelou que as baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae), conhecidas por liberar os chamados anéis de bolhas, podem interagir com humanos por meio deste comportamento.

O que aconteceu

A produção dos anéis pelas baleia-jubarte já é conhecida pelos biólogos. O mamífero solta as bolhas para encurralar presas e, no caso dos machos, durante uma eventual competição por uma fêmea.

Os cientistas analisaram os contextos em que os anéis foram observados e relataram suas possíveis funções. A pesquisa, publicada na revista científica Marine Mammal Science, foi conduzida por especialistas da Universidade da Califórnia e do Instituto SETI, ambos nos EUA.

Segundo os especialistas, o anel de bolha é como um "vórtice giratório". Ao liberar o ar através dos orifícios respiratórios ou da boca, a baleia jubarte solta este anel, parecido com anéis gigantes de fumaça. Com cerca de um metro de diâmetro, eles sobem rapidamente para a superfície.

Na pesquisa, são descritos 12 episódios em que diferentes animais produziram anéis de bolha. Ao todo, foram 39 anéis, produzidos por 11 espécimes. Entre os indivíduos, havia filhotes de um ano, baleias subadultas —entre 4 e 6 anos— e adultas —acima de 6 anos. Os cientistas documentaram também detalhes como o comportamento geral dos animais no momento da liberação do anel de bolha (se estavam barulhentos ou quietos, por exemplo).

Anéis são forma de comunicação

Os pesquisadores buscavam entender, agora, se a baleia-jubarte produz os anéis ao se aproximar de barcos e de nadadores. "Usando observações de drones coletadas por vários investigadores particulares, avaliamos a produção de anéis na ausência de barcos e na presença humana próxima", diz o estudo.

Conforme o resultado indicado pelos especialistas, em interações amigáveis com pessoas, os anéis podem representar brincadeira ou comunicação. "[No estudo] Mostramos que as baleias jubarte estão soprando anéis de bolhas em nossa direção, em uma aparente tentativa de interagir de forma lúdica, observar nossa resposta e/ou se envolver em alguma forma de comunicação", declarou Fred Sharpe, um dos autores da pesquisa, ao portal do Instituto SETI.

As baleias-jubarte frequentemente exibem um comportamento curioso e amigável em relação a barcos e nadadores humanos. Já localizamos uma dúzia de baleias de populações ao redor do mundo, a maioria das quais se aproximou voluntariamente de barcos e nadadores, soprando anéis de bolhas durante esses episódios de comportamento inquisitivo. Jodi Frediani, fotógrafa da vida marinha e uma das autoras do estudo, ao SETI

Continua após a publicidade
Compilado mostra baleias jubarte fazendo anéis de bolha
Compilado mostra baleias jubarte fazendo anéis de bolha Imagem: Divulgação/(a) D. Knaub, (b) F. Nicklen, (c) D. Perrine, (d) W. Davis, (e) G. Flipse, (f) A. Henry, (g) M. Gaughan, (h) H. Romanchik, (i) D. Patton, (j) D. Perrine, (k) S. Istrup, (l) S. Hilbourne

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.