Mergulhadores flagram orcas dando 'beijo de língua'; o que significa?

Orcas foram flagradas mordiscando a língua uma da outra nos fiordes do norte da Noruega. Comportamento já havia sido observado em orcas criadas em cativeiro, mas foi a primeira vez que os animais foram vistos fazendo isso na natureza.

O que aconteceu

Duas orcas foram flagradas dando um "beijo de língua". O episódio, que aconteceu em uma tarde de outubro de 2024, foi descrito e analisado por especialistas em estudo publicado na revista científica Oceans no último dia 11.

Comportamento é raro e ainda não havia sido documentado na natureza. A interação foi capturada por um grupo dos chamados cientistas cidadãos, que contribuem com projetos do setor. Durante uma expedição, os mergulhadores flagraram o comportamento, que durou cerca de dois minutos. "[O ocorrido] envolveu episódios repetidos de contato oral suave, face a face", diz a pesquisa.

Após o fim da interação, os animais se afastaram e nadaram para longe. Segundo o estudo, não havia nenhum tipo de embarcação próxima aos animais no momento da observação, ou seja, não houve interferência humana ou qualquer tipo de alteração no ambiente natural dos animais que pudesse ter provocado a aproximação.

[Flagrar baleias] Mordendo a língua é excepcionalmente raro. Cuidadores de orcas em diversas instalações estão cientes desse comportamento, mas sua prevalência é extremamente baixa —pode aparecer e não ser observado novamente por vários anos. Javier Almunia, coautor do estudo, ao portal Live Science

Em 2013, duas orcas em cativeiro foram filmadas dando um "beijo de língua". Os animais, alocados no Loro Parque, na Espanha, protagonizaram uma cena semelhante à vista na Noruega. Um dos indivíduos estendeu a língua enquanto o outro realizou "leves movimentos de mordiscar", conforme descrição citada no estudo recente. À época, o comportamento ocorreu em três sequências, que foram interrompidas pela retração e reextensão da língua de um dos animais, e durou aproximadamente 15 segundos.

Orcas dando um "beijo de língua" em parque na Espanha
Orcas dando um "beijo de língua" em parque na Espanha Imagem: Divulgação/Javier Almunia, Johnny van Vliet e Debbie Bouma via Oceans

Ato reforçaria laços

Comportamento visto no mar da Noruega se assemelha a dinâmicas observadas em ambientes sob cuidados humanos, como zoológicos. A interação descrita pelos cientistas já foi observada em cativeiro entre populações de orcas originárias de linhagens geograficamente diferentes, como animais oriundos do Atlântico e do Pacífico. A repetição dessa interação sugere que as mordiscadas na língua entre orcas faz parte do repertório social natural da espécie.

Continua após a publicidade

O "beijo de língua" é visto pelos cientistas como um comportamento socialmente afiliativo. Isso significa que o ato provavelmente reforça os laços sociais entre as orcas, especialmente as mais jovens. Segundo Almunia, o comportamento também pode indicar uma tentativa de "resolução de conflitos".

O contato bucal entre animais é observado em diversas espécies e pode representar sinais sociais diferentes. Os primatas, por exemplo, usam esse tipo de interação para reforçar laços, em que os "beijos" ou toques labiais são um sinal de confiança e amizade. Já entre os caninos, como cães e lobos, lamber a boca de outro indivíduo pode representar um sinal de respeito ou submissão a um animal de posição superior no grupo. Nos cetáceos, o comportamento já foi observado entre espécimes de belugas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.