Retrospectiva 2004: os fatos que jamais acontecerão nos EUA no ano novo

Joseph Kahn

À medida que 2004 se aproxima do fim -e que ano foi- os apresentadores Al Franken e Bill O'Reilly o resumiram perfeitamente batizando seu novo programa de rádio como "Não Dá Para Inventar Estas Coisas".

Por que, realmente, quem poderia?

Quando 2004 começou, algum apostador azarão poderia ter apostado que os Estados Unidos elegeriam sua primeira mulher -e afro-americana- como presidente. E sem dúvida a candidata democrata Carol Moseley Braun seria a escolha deste apostador para fazer história. Mas ela terminou em último lugar na primária de New Hampshire, o que tirou Moseley Braun cedo da disputa.

Mas então o aguardado escândalo "Halliburton-gate" explodiu, se espalhando pela Casa Branca e fazendo com que o vice-presidente Dick Cheney renunciasse em agosto. (O presidente George W. Bush teve que ser contido fisicamente quando a promotora especial Janet Reno anunciou: "Nós o pegamos!" em uma coletiva de imprensa lotada na capital.)

Ao transformar a conselheira de segurança nacional Condoleezza Rice como sua companheira de chapa, Bush também fez história -mais até do que imaginava. Pois quando o próprio Bush deixou o cargo em dezembro, Rice se tornou a presidente eleita -e a nova face da liderança americana. Sua escolha de Jeb Bush, o governador da Flórida, como vice-presidente estabeleceu o tom de todo este ano bizarro.

Não, realmente não dá para inventar estas coisas. Apesar de que, Deus sabe, alguns tentam. Eis um resumo dos fatos excêntricos de 2004:

Janeiro

John Kerry vence por pequena margem Howard Dean em New Hampshire, ganhando uma matéria de capa da "Time" ("O Garoto Conseguiu!") e um importante endosso do ex-assessor de Clinton, Sidney Blumenthal. "Nós o pegamos!" exclamou Kerry na comemoração da vitória em Manchester, referindo-se a Dean, cujas forças lançaram o contra-ataque "blog da morte" contra o senador de Massachusetts.

Fevereiro

Os New England Patriots derrotaram os Dallas Cowboys, 27 a 24, no Super Bowl XXXVIII. Bill Parcells anunciou imediatamente que estava deixando o Dallas para treinar os Oakland Raiders. Na Super Terça-Feira, John Edwards venceu as primárias de Delaware e da Carolina do Sul, Joe Lieberman venceu no Arizona e no Novo México, e Richard Gephardt prevaleceu em Oklahoma e em Dakota do Norte. Com muito esforço, Dean conseguiu posteriormente o Maine, Wisconsin, Virgínia e Tennessee, enquanto um trôpego Kerry conseguiu vencer no Havaí por 2 pontos percentuais, apesar de apenas após comprar a ilha de Kauai, como foi noticiado.

Março

James "Whitey" Bulger, o número 1 na lista dos mais procurados do FBI, é encontrado dentro de um túnel "buraco de aranha" sob o Kavanagh's, um pub popular no Lado Norte de Dublin. "Nós o pegamos!" exultou o diretor do FBI, Robert Mueller. "Meu nome é Jimmy e estou disposto a negociar", murmurou Bulger enquanto era levado sob custódia. O irmão do fugitivo, o ex-reitor da Universidade de Massachusetts, William Bulger, estava "viajando" e não pôde ser encontrado para comentários.

Abril

A promotora especial Janet Reno começa a investigar os laços entre a Halliburton e a Casa Branca após uma série de artigos do Washington Post sobre contratos generosos no Iraque e pagamentos para importantes autoridades americanas. Dennis Kucinich vence a primária das Ilhas Virgens e decide permanecer lá. O cantor Michael Jackson é inocentado das acusações de abuso sexual de menores -"Nós o soltamos!" exclamou o advogado Mark Geragos- mas ele foi condenado por ser assustador de acordo com um obscuro estatuto federal e deportado para Vitiligo, um atol remoto na Micronésia.

Maio

Impotente para impedir a Califórnia de afundar ainda mais no caos político e fiscal, o governador Arnold Schwarzenegger encabeça um movimento de secessão da União e estabelece a Califórnia como um Estado soberano, com status pleno na Otan. A recém-formada República da Kahleefornya nomeia Schwarzenegger como primeiro-ministro e o ex-chefe da Disney, Michael Eisner, como chefe de Defesa. Em Fenway Park, o arremessador do Sox, Curt Schilling, não permite rebatidas aos New York Yankees no feriado do Memorial Day, com Boston passando ao primeiro lugar na Liga Americana Leste.

Junho

Desapontando amargamente as autoridades do Boston College e outros interessados, a Arquidiocese de Boston concorda em vender sua ampla propriedade em Lake Street para os Red Sox por US$ 70 milhões e o que foram descritas como considerações de "estacionamento e concessões". A diretoria do Sox anunciou planos para a construção de um novo estádio no local até 2008. "Para milhões de cidadãos da Nova Inglaterra, os Red Sox são uma espécie de religião, então o que poderia ser mais apropriado?" destacou o o principal dono do time, John Henry.

Julho

Um Partido Democrata seriamente rachado se reúne em Boston para sua convenção nacional. Edwards ganha a indicação na 17ª urna, às 4h15 da manhã de quarta-feira, em meio a confusão geral sobre se aqueles que continuavam no FleetCenter estavam aptos a votar. "Nós o pegamos!" gritou o presidente da Convenção Nacional Democrata, Terry McAuliffe, para ninguém em particular. Um Edwards de olhos turvos convidou Kerry a concorrer como vice-presidente, depois que Hillary Rodham Clinton, Caroline Kennedy e Bill Belichick recusaram.

Agosto

Os republicanos se reúnem em Nova York. Confirmando os rumores, Cheney renuncia por "razões pessoais e pelo bem deste grande país". Bush seleciona Rice, forçando sua indicação diante da oposição da extrema direita, enquanto o assessor Karl Rove perambulava pelo salão, torcendo pessoalmente as credenciais dos delegados. Os repórteres da Fox News, Matt Drudge e Paris Hilton, consideraram o desdobramento Cheney-Rice como "bizarro, brother" e recomendaram um novo e badalado restaurante asiático em TriBeCa para os espectadores interessados.

Setembro

O fenômeno editorial de 2004 acabou sendo o livro de memórias de 1.300 páginas de Bill Clinton (o volume 2 será lançado em 2007), no qual o ex-presidente revela que o que "é" realmente é e o motivo de ter votado em Ralph Nader na eleição de 2000. O ex-assessor Blumenthal assina um acordo de sete dígitos para escrever e produzir uma minissérie na rede CBS sobre o livro de Clinton. James Brolin e sua esposa, Barbra Streisand, foram escalados para os papéis principais.

Outubro

Os Red Sox vencem os Yankees no 7º Jogo das Finais da Liga Americana em um passeio do segunda base Pokey Reese, cuja bola é declarada um "home run" apesar da interferência de um torcedor sentado em cima do Green Monster. O dono dos Yankees, George Steinbrenner, exige uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Os Sox derrotam os Chicago Cubs nos sete jogos das finais do Mundial, apesar dos feitos heróicos do interbases do Cubs, Nomar Garciaparra.

Novembro

Enquanto os americanos se preparam para decidir a Eleição de 2004, o terrorista fugitivo Osama Bin Laden é preso enquanto entrava em uma cabine de votação no Condado de Dade, na Flórida. "Nós o pegamos!" se gaba o governador Jeb Bush em um telefonema para o Escritório Oval.

Mais tarde naquele dia, o presidente Bush derrota Edwards em 49 estados mais Porto Rico e Guam, perdendo apenas em Massachusetts. "Fico lisonjeado por sua confiança em mim", ele diz ao país durante o discurso de vitória, feito às 23h15 (horário da Costa Leste), do qual participou o governador de Massachusetts, Mitt Romney, que em seguida diz à imprensa que está se mudando de volta para Park City, Utah, por onde concorrerá ao Senado.

Dezembro

Declarando-se "medicamente incapaz de servir após uma suposta operação mal sucedida no joelho, Bush renuncia em meio à enxurrada de intimações do gabinete de Reno. Em Boston, a fraca venda de ingressos e as críticas ruins provocam o encerramento do "Radio City Christmas Spectacular" enquanto os diretores do Wang Center planejam uma versão Disney no Gelo do "Grinch" para as próximas festas. Os Red Sox finalmente fecham um acordo com o descontente interbases dos Texas Rangers, Alex Rodriguez. "Nós o pegamos!" anuncia o presidente do time, Larry Lucchino, apesar de ninguém ter acreditado. George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos