Sistema Wii da Nintendo é um grande sucesso

Hiawatha Bray,
do The Boston Globe

O controle sem fio do novo console de videogame Nintendo Wii é leve, compacto e perigoso -ao menos para os aparelhos de TV.

Os controles, que permitem aos jogadores jogarem movendo seus braços, estão voando das mãos de jogadores empolgados, mesmo daqueles que usam uma alça de segurança presa no pulso. Estes acidentes resultaram em tamanho número de telas de TV quebradas que a Nintendo ofereceu gratuitamente na sexta-feira alças mais fortes a todos os usuários do Wii.

AFP - 7.dez.2006 
Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, mostra novo controle remoto do Wii


A Nintendo disse que substituirá 3,2 milhões de alças após receber uma série de relatos sobre controles voando da mão dos jogadores. Os clientes poderão trocas as alças antigas pelas novas.

Isto não é uma notícia totalmente ruim para a Nintendo. Os muitos relatos do excesso de empolgação dos usuários ressaltam a popularidade do novo sistema. A US$ 250, o Wii é mais barato que seus rivais da Sony e Microsoft, e mais fácil de encontrar nas lojas do que o PlayStation 3. E, é claro, há o badalado controle sensor de movimento do Wii. É um conceito inteligente, intuitivo, projetado para não jogadores que preferem torcer o pulso do que empunhar um joystick. Cada console inclui uma cópia do Wii Sports, um conjunto de jogos simples que permitem aos usuários praticarem os vários movimentos de mão necessários na maioria dos demais títulos do Wii, que custam cerca de US$ 50.

Com boliche, beisebol, tênis, boxe e golfe, o Wii Sports é um belo conjunto de jogos por si só. Mas tem causado uma série de desastres domésticos, como o que ocorreu com Peter Milano, um estudante do Boston College. "Nós estávamos jogando no feriado de Ação de Graças", disse Milano. "Estávamos jogando tênis. Eu ia sacar e nem lembrei do ventilador de teto, a luminária que estava acima de mim."

Mas ele lembrou assim que sua mão arrebentou o vidro da luminária. "Fiquei surpreso por não ter precisado de pontos", disse Milano. "Eu tive sorte."

Mas Bert Selix, de Starbuck, Minnesota, um fazendeiro aposentado de 68 anos, precisou após cortar sua mão no forno da cozinha, enquanto participava de um jogo intenso de boliche no Wii. O filho de Bert, Jimmy, um administrador de sistemas de 27 anos, brincou que seu pai sofreu "uma lesão wii-lacionada".

Há também uma série imensa de relatos de controles do Wii que voaram da mão do jogador, abrindo buracos em paredes de gesso, quebrando aparelhos de TV ou som.

Vários destes acidentes Wii, incluindo o de Milano e Selix, estão preservados para a posteridade no serviço de vídeo YouTube. Além disso, há um site, o WiiHaveAProblem.com, que monitora os relatos de acidentes envolvendo o Wii. Até o momento, o site lista oito aparelhos de TV quebrados, incluindo uma tela plana de 46 polegadas da Samsung, dois laptops, um computador handheld, uma janela e uma garrafa de cerveja quebrados.

Mas se você acha que esta trilha de devastação deixou as vítimas amargas e enfurecidas, muito pelo contrário. "Eu achei bastante divertido", disse Milano. Quanto a Bert Selix, Jimmy disse que seu pai se divertiu à beça. "Como ele passou por uma cirurgia de substituição do quadril e não podia mais jogar boliche, ele se apaixonou pelo meu Wii", disse Jimmy. "Meu pai queria saber onde comprar um e provavelmente vai, isto se eu não lhe der um primeiro."

Eles não estão inclinados a culpar a Nintendo, que alerta os jogadores a montarem o Wii em uma área com bastante espaço para movimentar os braços. Além disso, a empresa inclui alças para pulso com o controle e pede aos jogadores que a usem. Mas alguns usuários disseram que as alças partiram durante jogos mais frenéticos, o que levou à decisão da Nintendo de reforçá-los.

Mas o Wii pode provocar outro tipo de dor -a do tipo que ocorre quando jogadores sedentários que só apertam botões começam a usar músculos que tinham esquecido possuir. Eu faço ginástica regularmente, mas minha primeira experiência com o Wii Sports me deixou esbaforido. Experimente o boxe. Você fica diante da TV com braços erguidos, movendo as mãos para dar ganchos, jabs e se defender dos golpes. Apesar de não desferir golpes reais, o esforço de manter os braços levantados começa a se fazer sentir.

O Wii Sports tem algum valor real como instrumento de fitness? Provavelmente não. Assim que o jogador se acostumar com o sistema, será necessário muito menos esforço para jogar os jogos e qualquer valor como exercício provavelmente desaparecerá. Mas certamente os prazeres de jogar com o Wii vão durar muito mais que as dores. George El Khouri Andolfato

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos