UOL Notícias Internacional
 

05/12/2006 - 00h38

De Machu Picchu a Timbuktu - Em busca das Sete Novas Maravilhas do Mundo

Der Spiegel
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo parecem estar por aí há uma eternidade. Não seria hora de alguns "novos" monumentos tomarem seu lugar? O pessoal da New 7 Wonders (Novas Sete Maravilhas) acha que sim. Eles estão percorrendo o globo à procura do melhor do melhor.

Após uma desgastante agenda de viagem, dificilmente alguém culparia o pessoal da New 7 Wonders por querer tirar algumas semanas de folga. Desde a partida do grupo em 5 de setembro, na Acrópole de Atenas, Bernard Weber e sua equipe estiveram em 12 locais em 12 países diferentes - dos pontos mais longínquos do Leste da Ásia a Stonehenge, na Inglaterra - e nesta semana estiveram na Índia para olhar de perto o Taj Mahal. Mas os membros da equipe têm grande parte de dezembro para descansar. Afinal, procurar pelas novas sete maravilhas do mundo é um trabalho árduo.

A busca está em andamento há algum tempo. Weber, um cineasta e aventureiro da Suíça, lançou o projeto em 2001, visando a criação de uma lista tão imponente e impressionante quanto as maravilhas originais, compiladas há mais de 2 mil anos. Como todos os monumentos na lista original - exceto as pirâmides - não existem mais, Weber raciocinou que era hora de uma atualização. E, ao menos inicialmente, ele financiou a busca pessoalmente. Mas com o crescente interesse mundial no projeto surgiu a New 7 Wonders Foundation (Fundação Novas 7 Maravilhas), com uma longa lista de possíveis maravilhas. Em 2005, 200 prédios e monumentos estavam na lista.

Em 200 a.C, Philon de Bizâncio escolheu pessoalmente as Sete Maravilha do Mundo Antigo. Mas Weber queria fazer as coisas mais democraticamente. Uma votação pela Internet, que atraiu mais de 20 milhões de votos, reduziu a lista para 77 monumentos e um júri de arquitetos de renome internacional partiu dali, reduzindo a lista de maravilhas para 21 finalistas. Weber e sua equipe de 10 membros estão atualmente envolvidos na tarefa ingrata de viajar pelo mundo e eliminar algumas das estruturas mais belas já construídas.

E sendo prodigamente recebidos. Parece que muitos dos locais não medem esforços para ingressar na lista das listas. A Ópera de Sydney, disse Tia Viering, a porta-voz do projeto, montou um espetáculo incluindo drag queens vestidas para se parecerem com o próprio prédio. Stonehenge divertiu os viajantes cansados com druidas dançantes.

"Nós temos dado a eles a chance de se apresentarem aos eleitores globais e para sua própria população", disse Viering. "Nós apenas aparecemos com nosso balão. Eles são responsáveis por apresentar seu monumento da forma como querem que nós o vejamos."

A visita na terça-feira ao Taj Mahal marcará o fim da etapa asiática da viagem - que já incluiu paradas na Igreja de Santa Sofia, em Istambul; na Grande Muralha da China; e no templo de Angkor Wat, no Camboja. A partir de janeiro, a equipe seguirá para a África para visitar Timbuktu, antes de seguirem para as ruínas de Petra, na Jordânia, e então voltarem às pirâmides no Egito. No início de fevereiro, eles estarão na América do Sul para paradas no Rio de Janeiro, em Machu Picchu, em Chichen Itza e na Ilha de Páscoa. "Nós teremos que amarrar nosso balão na Ilha de Páscoa", disse Viering. "Se voarmos, será uma longa distância até o próximo local de pouso."

A última parada deles na jornada global será a Estátua da Liberdade, em Nova York, em 6 de março. A votação continuará até 6 de julho e os vencedores serão anunciados em 07/07/07. E então? Então teremos que aguardar para ver se as novas maravilhas deixarão a mesma marca que as antigas. Por volta do ano 4.200 já deverá estar claro.

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo e suas potenciais sucessoras:

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
O Mausoléu de Helicarnasso
Os Jardins Suspensos da Babilônia
O Colosso de Rhodes
O Farol de Alexandria
As Pirâmides do Egito
O Templo de Ártemis
A Estátua de Zeus

As 21 candidatas a Novas Sete Maravilhas
Acrópole de Atenas
Alhambra, em Granada
A Grande Muralha da China
A Torre Eiffel, em Paris
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
A Estátua da Liberdade, em Nova York
A Igreja de Santa Sophia, em Istambul
Machu Picchu, no Peru
O Templo de Kyomizu, no Japão
O Coliseu, em Roma
O Kremilin, em Moscou
A Cidade de Timbuktu, em Mali
A Ópera de Sydney, na Austrália
As Pirâmides do Egito
Angkor Wat, no Camboja
As ruínas de Chichen Itza, no México
O Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha
Os Moais da Ilha de Páscoa
As Ruínas de Petra, na Jordânia
Stonehenge, na Inglaterra
O Taj Mahal, na Índia

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host