UOL Notícias Internacional
 

30/01/2007

O novo brinquedo do "almirante" Abramovitch

Der Spiegel
Helmut Reich
Roman Abramovitch talvez esteja ficando cansado do desempenho nada notável do Chelsea FC nesta temporada. Por isso está na hora de se dedicar a sua outra paixão, os iates. Ele mandou construir um navio de luxo em Hamburgo, que será o iate mais longo - e mais caro - do mundo.

Eliana Aponte/Reuters 
O novo barco de Abramovitch está sendo construído sob segredo, em um porto de Hamburgo

É fato conhecido que os que têm muito dinheiro gostam de praticar hobbies caros, como comprar times de futebol. Quando Abramovitch comprou o Chelsea, queria que seu time fosse o número 1. Mas o clube londrino está atualmente em segundo lugar na primeira liga, apesar de o bilionário russo ter investido mais de 400 milhões de euros na equipe.

Parece estar na hora de o decepcionado Abramovitch se interessar mais por seu outro hobby: os iates. Seus três navios de luxo - Pelorus, Le Grand Bleu e Ecstasea - são equipados com o máximo do luxo, mas há outros barcos que são apenas alguns metros mais compridos. Razão suficiente para que o russo tente estabelecer um novo parâmetro nesse bizarro jogo de rivalidade entre bilionários e encomende a construção de um novo iate. O navio está sendo construído sob um manto de segredo no porto de Hamburgo.

A companhia encarregada da construção, ThyssenKrupp Marine Systems, não dá informações; mencionou apenas "um contrato para outro iate de luxo" em um comunicado de imprensa no ano passado. A empresa só admite que seus diretores assinaram um contrato para um grande iate. Provavelmente eles gostariam de explorar o contrato com fins de marketing, divulgando-o, mas o contrato com Abramovitch provavelmente não permite isso.

A identidade do proprietário do novo barco, porém, não ficou em segredo no porto de Hamburgo. Até o nome do navio já vazou - se chamará Eclipse -, e com 155 metros (508,5 pés) vai superar o atual recordista, o Prince Abdul Aziz, de 147 metros (482 pés) que pertenceu ao falecido rei Fahd da Arábia Saudita. A construção do novo iate de Abramovitch já começou, escondida nos estaleiros Blohm + Voss, na doca 5, cais Steinwerder.

Não é totalmente certo que o iate do bilionário russo será o mais longo do mundo quando ficar pronto, porém. Existe concorrência no horizonte. O emir de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid al Maktoum, mandou construir um novo iate que terá 163 metros. Abramovitch certamente terá uma solução na manga para compensar esses metros a mais.

Ele conhece bem os estaleiros Blohm + Voss. No ano passado os especialistas em iates repararam Le Grand Bleu e ele ficou impressionado com os aperfeiçoamentos. Agora, reformado, ele pode até vender por um bom preço o barco que foi construído em 1990.

Não que Abramovitch esteja sem dinheiro - sua fortuna é estimada em 15 bilhões de euros. Mas, ao custo estimado de 200 milhões de euros, o Eclipse é caro até para um bilionário. E a velha regra comum para iates - 1 milhão de euros por metro - será superada: um indício de como seu interior será luxuoso. Os fornecedores podem aguardar muitos bons contratos.

O Eclipse terá uma grande piscina externa. E uma exigência básica em qualquer iate de Abramovitch é que tenha seu próprio heliponto. Isto permite que o bilionário seja flexível e use o navio como base em suas viagens. Por exemplo, durante a Copa do Mundo de 2006 ele ancorou seu Pelorus, de 115 metros, no porto de Lübeck e voou de helicóptero para os diversos jogos.

A próxima Copa do Mundo deverá ocorrer na África do Sul em 2010. Então Abramovitch poderá combinar seus dois hobbies favoritos mais uma vez - parece altamente provável que ele leve o Eclipse à Cidade do Cabo durante algumas semanas.

A grande final da Copa ocorrerá em 11 de julho, possivelmente com alguns jogadores que estão na folha de pagamento de Abramovitch. Quando o helicóptero do bilionário decolar do Eclipse em direção a Joanesburgo, um evento muito apropriado tornará sua viagem ainda mais perfeita: no dia da final, o hemisfério sul deverá experimentar um raríssimo eclipse total do sol. O czar do Chelsea será dono do maior iate do mundo Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host