UOL Notícias Internacional
 

07/02/2009

Narcotraficante fugitivo El Negro é localizado em prisão do Brasil

El País
J. M. Lázaro Em Madri
O narcotraficante Carlos Ruiz Santamaría, apelidado de El Negro, fugido da prisão na Espanha em 2001 depois de ser posto em liberdade pela Audiência Nacional (tribunal de alta instância, abaixo da Suprema Corte) para evitar que se suicidasse, foi identificado em uma penitenciária de São Paulo, onde se encontra internado. A Espanha pedirá sua entrega para ser julgado.

El Negro foi preso em 22 de maio passado, depois de ser detido em uma operação antidrogas. Agentes do Corpo Nacional de Polícia tiveram conhecimento através do adido do Interior em Brasília de que se encontrava detido em uma prisão brasileira um indivíduo cujas características físicas poderiam coincidir com as do fugitivo. A primeira identificação, realizada através de uma fotografia, foi positiva, mas até quinta-feira passada não foi possível verificar sua identidade, já que usava uma documentação falsa brasileira de excelente qualidade. A identificação foi possível graças às gestões realizadas pela Brigada do Crime Organizado e o serviço de Interpol da Delegacia Geral de Polícia Judiciária.

Carlos Ruiz Santamaría, considerado o representante dos cartéis colombianos da droga e coordenador das operações de desembarque em grande escala na Europa, foi detido depois da tentativa de introduzir na Espanha quase 10 toneladas de cocaína no navio Tammsaare. Vinte dias antes de seu julgamento, a Quarta Seção da Audiência decidiu libertá-lo por causa de um relatório psiquiátrico que advertia que poderia se suicidar, apesar de a Promotoria Antidroga pedir para ele 60 anos de prisão e uma multa de 69 bilhões de pesetas.

El Negro fugiu assim que saiu, e a magnitude do escândalo provocou uma tempestade judicial e política que terminou com sanções de sete meses de suspensão para o relator da resolução e seis meses para os outros dois magistrados. O Tribunal Supremo anulou as sanções, mas dois dos magistrados já tinham pedido a transferência e o terceiro saiu depois.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host