UOL Notícias Internacional
 

13/06/2009

Eleições presidenciais no Irã - O regime "apaga" os torpedos

El País
Ángeles Espinosa Em Teerã
Várias vezes as tentativas de L.Z. de avisar M.L. de que ia votar foram frustradas por um persistente aviso de "message failed" ("mensagem falhou" em inglês, porque o software de telefonia celular no Irã usa esse idioma). Afinal, ele recorreu a uma ligação convencional. Embora o telefone não seja caro no Irã, os jovens preferem as mensagens de texto. Esse serviço deixou de estar disponível nos celulares iranianos na quinta-feira, o que incomodou sobretudo Mir Hosein Mousavi, cujos simpatizantes ficaram ontem sem um de seus instrumentos preferidos de comunicação e mobilização.

  • O candidato Mir Hussein Mousavi vota ao lado de sua mulher Zahra Rahnavard nesta quinta-feira (12) nas eleições presidenciais no Irã. Zahra teve participação significativa durante a campanha

No início se acreditou que a medida pretendia evitar que os candidatos continuassem fazendo campanha depois de encerrado o prazo. Fontes oficiais deram a entender que se tratava de um defeito. "Estamos investigando", declarou o porta-voz do Ministério das Telecomunicações, David Zareian, depois de admitir que o sistema não funcionava desde a noite de quarta-feira. Não convenceu.

"Suspenderam os 'torpedos'. E isso vai contra a lei. Não deveríamos ter medo da livre circulação de informação", afirma Mousavi em seu site.

As mensagens por celular foram na campanha uma importante via de comunicação dos candidatos com os jovens. Para a equipe de Mousavi, também constituíam uma ferramenta de gestão de dados. "Contávamos com esse sistema para receber informação de nossos representantes no país e ter notícias imediatas em caso de denúncias de fraude", diz Ali Tajernia, do Comitê de Proteção de Votos de Mousavi.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host