UOL Notícias Internacional
 

19/06/2009

Candidato derrotado nas eleições do Irã conta com o apoio de importantes aliados

El País
Ángeles Espinosa Em Teerã (Irã)
De fora, o desafio de Mir Hosein Moussavi parece se sustentar nas centenas de milhares de iranianos que contestam diariamente o resultado da eleição. Essas manifestações são fruto do descontentamento com Mahmud Ahmadinejad, o vencedor oficial do pleito. Mas o verdadeiro respaldo às ambições presidenciais de Moussavi vem mais dos corredores do poder do que da rua. Duas importantes redes de influência trabalham a seu favor: os círculos conservadores moderados e pragmáticos mobilizados por Ali Akbar Hashemi Rafsanjani e os clérigos reformistas reunidos em torno de Mohamed Khatami.

Ali Akbar Hashemi Rafsanjani

A sombra de Rafsanjani
Esse veterano político de 75 anos é considerado um dos homens mais poderosos da república islâmica. Depois da revolução de 1979, foi o primeiro presidente do Parlamento, de 1980 a 1989. Depois presidiu o Irã por dois mandatos até 1997. Nas eleições parlamentares de 2000 ganhou o lugar por pouco e acabou renunciando. Em 2005 foi derrotado por Ahmadinejad nas presidenciais. Atualmente preside o Conselho de Discernimento, que é um órgão de arbítrio entre o Parlamento e o Conselho de Guardiães (espécie de câmara alta designada) e a Assembléia de Peritos. Este tribunal superior, formado por 86 clérigos, elege o sucessor do Líder Supremo quando este morre. Na teoria também poderia destituí-lo.

Parte da influência de Rafsanjani vem de seu conhecimento dos segredos de estado durante os primeiros anos da revolução, a guerra com o Iraque e o caso Irã-Contras. Outra parte vem do seu peso econômico. Muitos iranianos afirmam que se trata do homem mais rico do país, uma convicção que se reforçou em 2003, quando a revista "Forbes" o incluiu entre os homens mais ricos do mundo e o descreveu como "o verdadeiro poder por trás do pano".

É difícil distinguir o mito da realidade quando se fala de sua riqueza, mas atribui-se a sua família um vasto império financeiro que inclui desde propriedades imobiliárias até empresas de comércio exterior, passando pela primeira companhia aérea privada do país. Um de seus filhos, Mehdi, dirige a empresa estatal de gás. Em todo caso, fora suas relações pessoais com a velha guarda da revolução, sua principal contribuição para a campanha de Moussavi pode ter sido o exército de jovens ativistas recrutados entre os 3 milhões de estudantes da Universidade Azad, a maior do país e a única privada, na qual os Rafsanjani têm uma ampla participação. Em seu campus no norte de Teerã, Mehdi estabeleceu um quartel-general eleitoral do qual se coordenou tanto a campanha de Moussavi como uma série de pesquisas de voto particulares que conduziram a estratégia do candidato.

Depois Fatemeh, a única filha de Rafsanjani que seguiu seus passos políticos e chegou a ser deputada, participou de alguns dos protestos. Em uma nova demonstração da luta de poder em curso, a justiça iraniana proibiu na quinta-feira que os dois abandonassem o país por seu envolvimento nas manifestações.

A imagem de Khatami
Sabendo de sua atração popular entre os jovens, o ex-presidente permitiu que Moussavi use sua imagem nos cartazes da campanha e inclusive o acompanhou em algum comício. O que é mais importante, porém, mobilizou em seu apoio a Associação de Clérigos Combatentes, que reúne o clero reformista e da qual é membro. Essa associação tem uma ampla rede de contatos pelo país.

A entidade pediu permissão ao Ministério do Interior para organizar uma nova marcha de protesto no sábado em Teerã. Seu comunicado anuncia uma intervenção de Moussavi e a presença de Khatami, extremos que garantem uma grande participação. De toda forma, com ou sem autorização, os partidários do candidato de oposição continuam se manifestando diariamente pelas ruas de Teerã.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host