UOL Notícias Internacional
 

04/07/2009

"Só preciso repetir o que Berlusconi diz para conseguir um espetáculo", diz comediante italiano Roberto Benigni

El País
Joseba Elola Em Madri (Espanha)
A avó de Benigni caminhava pelas ruas de Misericordia, o povoado da Toscana onde nasceu o comediante italiano há 57 anos, com um revólver em um bolso e a "Divina Comédia" no outro. De modo que Dante Alighieri, o poeta máximo, e sua obra magna estiveram presentes na vida do cineasta e comediante italiano desde sua mais tenra infância. Roberto Benigni apresentou-se na terça-feira (e durante três noites) em Madri com o espetáculo "Tutto Dante". No monólogo, o diretor e protagonista do filme "A Vida é Bela", bufão genial, herdeiro da tradição de Dario Fo, recitou versos do V Canto do Inferno da "Divina Comédia" - legendados - e os alinhavou com piadas (em italiano) sobre temas da atualidade.

Roberto Benigni, ator italiano

  • Reuters
"Estou muito contente por falar com o jornal que publicou as fotos de meu primeiro-ministro. Vou mandar para vocês minhas fotos privadas também!", exclama, eufórico, entre risos, para dar início a esta entrevista telefônica, em sua casa de campo perto de Cesena. "Conheço todas as garotas de Villa Certosa, estive lá com Silvio Berlusconi. Ainda bem que não continuaram publicando fotos, acabariam saindo as minhas!" Em certos momentos pareceu que o histrião seria capaz de desafiar as leis da física para aparecer entre as ranhuras do auricular do telefone.

El País: É verdade que Berlusconi é um bom personagem para um filme, não?
Roberto Benigni:
Oh, meu Deus, ele é perfeito! É o maior "clown". Eu tive de recitar a "Divina Comédia" porque não consegui competir com ele, ele é o maior, o maior! Com Berlusconi tenho muita sorte: basta repetir o que ele diz para ter um espetáculo redondo.

El País: Faz anos que o senhor recita Dante, mas lembra-se da primeira vez em que leu seus versos?
Benigni:
Claro! Eu era pequeno, tinha uns 12 anos. Minha mãe me dizia: "Você precisa aprender os versos de Dante de cor". Para mim, Dante era Deus! Meu avô e minha avó conheciam seus versos e os recitavam em casa. Minha avó era uma mulher revolucionária, andava pela rua com um revólver em um bolso e a "Divina Comédia" no outro.

El País: Um revólver!
Benigni:
Eram tempos perigosos, ela estava sozinha, meu avô estava na guerra. Foi uma mulher legendária na família. Dante é o poeta. E a "Divina Comédia", uma enciclopédia. No início eu não entendia nada e tinha de repetir os versos em voz alta, como se fossem música. A "Divina Comédia" é música clássica e moderna, uma mistura de Beethoven e Jimi Hendrix... [crescendo à maneira de Benigni], como os Bee Gees e Bach juntos! Como Puccini e Duke Ellington!

El País: Pouco depois de filmar com Fellini "A Voz da Lua", em 1989, o senhor disse: "A improvisação é uma ciência exata, como as matemáticas". Improvisa neste espetáculo? Qual é o axioma dessa ciência exata?
Benigni:
Preciso de pelo menos um mês para preparar uma boa improvisação. Não se pode improvisar; quando improvisamos podemos voar alto, mas também podemos nos espatifar; é preciso preparar as improvisações, esse é o paradoxo, a contradição... No palco deixo sempre portas abertas, e qualquer coisa que ocorra nesse momento ou que tenha ocorrido na véspera vale. Como vou deixar de fora Berlusconi, que dá notícias a cada duas horas?!

El País: A inocência define em grande medida a essência dos personagens que o senhor interpreta, desde o Guido de "A Vida é Bela" ao poeta de "O Tigre e a Neve", ou mesmo o italiano de "Down by Law", de Jim Jarmusch. O senhor consegue manter uma certa inocência?
Benigni:
Não sei se consigo manter minha inocência. Eu creio em milagres, a vida é um milagre, e mantenho o estupor, o estupor é o princípio da arte. Quando se é inocente, pode-se dizer o que quiser, como uma criança, pode-se voar.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host