UOL Notícias Internacional
 

22/09/2009

José Sócrates se recupera nas pesquisas eleitorais portuguesas após debate

El País
Francesc Relea Em Lisboa
Nenhum candidato obterá uma maioria sólida nas eleições do próximo 27 de setembro, mas o Partido Socialista (PS) do primeiro-ministro José Sócrates se perfila como vencedor e amplia sua vantagem, segundo as duas últimas pesquisas divulgadas na sexta-feira e no sábado.

O "Diário de Notícias" prevê uma diferença de 6 pontos entre Sócrates (38% dos votos) e Manuela Ferreira Leite (32%), do conservador Partido Social Democrata (PSD), com o que se dilui o empate técnico de pesquisas anteriores.
  • Francisco Leong/AFP

    José Sócrates ampliou a vantagem nas pesquisas



Os autores desta enquete atribuem o aumento das intenções de voto para os socialistas e a queda do PSD ao debate televisivo do último dia 12 entre Sócrates e Ferreira Leite, no qual a candidata de oposição acusou a Espanha de se intrometer na campanha eleitoral ao justificar sua rejeição à rede ferroviária de alta velocidade que unirá os dois países ibéricos.

Por sua parte, outra pesquisa divulgada no sábado pela rede de televisão TVI, a Radio Club e o jornal "Público" prevê um resultado mais estreito, com 32,9% para Sócrates e 29,7% para sua rival do PSD. Junto à recuperação do PS, o outro elemento mais destacado em todas as pesquisas é o claro avanço do Bloco de Esquerda (BE), que obteria 12% para se transformar na terceira força parlamentar.

Com esse resultado, o BE, um partido de esquerda radical, duplicaria os votos obtidos nas legislativas de 2005 (6,35%) e se colocaria em uma ótima posição para negociar apoios pontuais a um eventual governo socialista minoritário. As últimas pesquisas atribuem entre 9,2% e 7% ao Partido Comunista Português (PCP) e 7% para o direitista Centro Democrático Social-Partido Popular.

A TVI e o "Público" desenham um cenário que confirma uma ascensão inédita das forças à esquerda do PS - BE e PCP -, que juntas superariam os 21%. A participação ficaria em torno de 71,8%.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host