UOL Notícias Internacional
 

09/10/2009

Parlamento Europeu ataca a concentração da mídia na Itália

El País
R. M. de Rituerto Em Bruxelas
Silvio Berlusconi foi o catalisador de um ácido debate, incluindo insultos, no Parlamento Europeu nesta quinta-feira sobre a concentração dos meios de comunicação na União Europeia e a suposta necessidade de impor limites ao fenômeno. O debate, em sala praticamente vazia, terminou com o acordo de se voltar a discutir o assunto no plenário do dia 19, com poucas possibilidades de que a moção siga em frente, dados os precedentes.

A ideia de reduzir a concentração já é antiga e sempre terminou em fracasso. A novidade de ontem foi a irrupção no debate do espectro de Berlusconi, encarnação da "anomalia italiana" nas palavras de um eurodeputado, que faz que "o maior proprietário de meios de comunicação seja também o primeiro-ministro".

Guy Verhofstadt, ex-primeiro ministro belga e líder dos liberais no Parlamento Europeu, fez notar que "três países da união - Itália, Romênia e Bulgária - figuram na lista dos países em que a imprensa é parcialmente livre". O francês Joseph Daul, líder dos populares, lamentou a "manobra política contra um adversário político" desencadeada pelo centro e a esquerda do Parlamento Europeu e disse que a Câmara "não deve ser uma caixa de ressonância dos problemas políticos nacionais".

"Este debate é uma farsa absurda", exclamou Mario Mauro, chefe dos conservadores italianos, enquanto outro italiano da Liga Norte, Mario Borghezio, bradou: "Vão para Teerã, covardes! Ali sim está verdadeiramente ameaçada a liberdade de expressão". A comissária Viviane Reding, que deveria elaborar a solicitada diretriz contra a concentração, se manteve alheia à disputa e disse não ter informações de que na Itália a liberdade de expressão corra perigo.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,97
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,99
    64.389,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host