UOL Notícias Internacional
 

30/08/2007

Disputa sobre ferro no Brasil chega perto do fim após decisão da justiça

Financial Times
Jonathan Wheatley
Em São Paulo
Uma antiga batalha sobre uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo pode estar chegando ao fim depois de uma decisão de um tribunal brasileiro em uma disputa entre a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a maior produtora de minério de ferro do mundo, e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores siderúrgicas do Brasil e dona da mina de minério de ferro Casa de Pedra.

Mas os planos da CSN de transformar a Casa de Pedra e outros ativos em um grande ator no mercado global de minério de ferro ainda pode depender da CVRD.

Alexandre Mota/AFP -  
Mina de Brucutu, da Companhia Vale do Rio Doce, em São Gonçalo do Rio Abaixo, MG

A CSN já foi proprietária da CVRD. Quando as companhias se separaram, em 2001, foi acordado que a CVRD teria direito a todo o minério de ferro produzido na Casa de Pedra que excedesse as necessidades da CSN, um direito que a CVRD exerceu de maneira seletiva.

O órgão regulador da concorrência no Brasil, Cade, então decidiu que a CVRD deve ou desistir desse direito ou vender outra mineradora, a Ferteco. A CVRD apelou da decisão, que foi mantida na terça-feira pelo Superior Tribunal de Justiça do Brasil.

A CVRD disse que "adotará as medidas judiciais adequadas" depois da decisão, embora suas opções de apelação pareçam limitadas.

Caso a decisão do tribunal seja mantida, a CVRD terá de tomar uma decisão que será aguardada ansiosamente na CSN.

A CSN pretende desmembrar a Casa de Pedra e outros ativos menores em uma mineradora separada e abrir seu capital. A CSN tem uma capitalização de mercado de cerca de US$ 14,4 bilhões; analistas dizem que seus ativos de mineração poderão ser vendidos por cerca de US$ 5 bilhões ou mais. Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host