IMG faz parceria com a rede Globo e pode formar nova joint venture

Joe Leahy

Em Mumbai (Índia)

  • Jens Wolf/EFE

    Visitantes analisam televisões de tela plana na feira de Hanover, na Alemanha

    Visitantes analisam televisões de tela plana na feira de Hanover, na Alemanha

A alemã IMG - Internacional Management Group, um dos maiores grupos de marketing de esportes e entretenimento do mundo, está planejando anunciar uma joint venture com a Globo, a maior rede de televisão do Brasil, nas próximas duas semanas.

O acordo, no qual a IMG organizará cinco eventos feitos especialmente para a TV, começando este ano, se segue a um acordo de marketing esportivo feito nesta semana com Mukesh Ambani, o homem mais rico da Índia, e a um outro acordo anterior, de 20 anos, com a CCTV, a estação de TV chinesa.

“Estou muito interessado em todos esses lugares”, disse Ted Forstmann, o bilionário americano que controla a IMG. “Esses são os três países com o maior crescimento do PIB”.

O investimento no Brasil e na China se segue ao sucesso da IMG na Índia. O grupo ajudou a criar a Indian Premier League, o torneio multibilionário de críquete inspirado no formato Twenty20, que começou sua terceira temporada no fim de semana passado.

A IMG foi contratada pelo Board of Control for Cricket in Índia, a federação do esporte, para administrar o Indian Premier League, com as oito equipes sendo leiloadas para estrelas de Bollywood e industriais, incluindo Ambani.

A IMG agencia eventos esportivos, de entretenimento e moda, e personalidades que incluem Roger Federer, Venus Williams, Tiger Woods, Kate Moss e Liv Tyler. A Globo é conhecida por suas telenovelas, entrevistas com celebridades, programas ao vivo e competições.

Forstmann disse: “Temos uma joint venture onde idealizamos, criamos e produzimos eventos... e então eles [a Globo] os transmitem”.

Ele não deu detalhes financeiros da joint venture.

Dentro do contrato com Ambani, que controla a Reliance Industries, a IMG fomentará o desenvolvimento de esportes em um país que lutou para se destacar naqueles que não o críquete.

A Reliance quer que a IMG ajude a construir academias esportivas na Índia, na mesma linha dos centros da IMG em Bradenton, Flórida, dedicados ao treinamento de atletas desde a infância. Inicialmente, a IMG Reliance enviará de 20 a 30 atletas para a Flórida.

Dos três mercados emergentes, Forstmann vê a Índia como o terreno mais fértil para negócios de marketing esportivo.

Tradutor: Lana Lim

UOL Cursos Online

Todos os cursos