UOL Notícias Internacional
 

07/07/2009

Freakonomics.com: um paralelo entre a história de Zach, o gato, e as experimentações e mudanças que podemos fazer

Freakonomics
Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt
Nós encontramos nosso gato, Zach, há um ano na praia. Minha esposa e eu levamos o minúsculo gatinho, faminto e cheio de pulgas, acompanhados de nossos quatro filhos, para a Sociedade Anticrueldade, uma organização sem fins lucrativos em Chicago dedicada a prevenir a crueldade aos animais.

Entretanto, os administradores nos disseram que o gato quase certamente sofreria eutanásia se o deixássemos lá. Não exatamente preparados para compartilhar essa lição de vida em particular com nossos filhos, minha esposa e eu permitimos que Zach entrasse para nossa família.

Ele foi um cidadão modelo desde então, pelo menos até recentemente, quando parou repentinamente de usar a caixa de areia, preferindo se aliviar nos tapetes e nas pilhas de nossas roupas. Então Jeannette, minha esposa, levou Zach ao veterinário local, que aconselhou o seguinte plano de sete passos:

1) Adicione uma caixa de areia extra às duas existentes.

2) Certifique-se que todas as três caixas sejam limpas pelo menos duas vezes ao dia.

3) Nunca deixe pilhas de roupa no chão.

4) Faça carinho no Zach com frequência.

5) Desfaça-se dos tapetes que ele estava usando como caixa de areia.

6) Troque o tipo de areia na caixa.

7) Dê ao animal uma dose de Prozac todo dia.

Fico feliz em dizer que Zach agora está usando a caixa de areia de novo. Mas aqui está o problema: nós não temos ideia do motivo. Foram os carinhos? A limpeza constante da caixa de areia? O novo tipo de areia? Ou possivelmente o trauma da visita ao veterinário?

Alguém poderia perguntar se o motivo realmente importa, já que o problema foi resolvido. Mas o catalisador para a mudança de comportamento de Zach importa por dois motivos: primeiro, porque algumas das soluções acima impõem custos. Nós não limparíamos as caixas de areia múltiplas vezes por dia se não precisássemos. Além disso, a receita de Prozac de Zach custa US$ 29,95. Nós precisaremos renová-la eternamente?

Segundo, se soubéssemos exatamente qual motivo específico funcionou desta vez, isso nos ajudaria a imaginar o que funcionaria caso surgissem problemas semelhantes.

Ambos os motivos apontam para o valor da experimentação controlada. Se tivéssemos mudado apenas uma coisa na rotina de Zach de cada vez, começando pelas mudanças mais simples e sistematicamente observando os resultados, nós teríamos aprendido muito mais e provavelmente economizaríamos tempo e esforço. (O lado negativo, é claro, é que poderia levar mais tempo para solucionar o problema.)

Apesar desta ser, reconhecidamente, uma história sobre um gato, ela tem um forte paralelo com a pesquisa que estou fazendo sobre empresas. Pequenas e grandes empresas constantemente enfrentam problemas e tomadas de decisões. A resposta padrão costuma ser semelhante ao conselho de meu veterinário: faça meia dúzia de mudanças ao mesmo tempo e espere que uma delas funcione.

No final, entretanto, é difícil aprender com esta abordagem, e aprender talvez seja o elemento individual mais importante para o sucesso das empresas. Eu acredito fortemente que as empresas se beneficiarão ao adotar uma abordagem mais científica à tomada de decisão - uma abordagem mais ponderada como a que deveríamos ter adotado com nosso gato.

Também é verdade que a experimentação pode ser igualmente valiosa em sua vida pessoal: se você está tentando determinar que método de dieta funciona melhor para seu tipo de corpo, por exemplo, ou que método de transporte é mais eficiente para seu deslocamento entre a casa e o trabalho.

Apesar de não termos feito um experimento na mudança de comportamento de Zach, isso não significa que não podemos compensar agora, desfazendo uma mudança de cada vez. Eu acho que começarei hoje, tirando Zach do Prozac. Eu sempre quis experimentar o Prozac pessoalmente e nossos tapetes estão propícios para destruição.


Steven D. Levitt

Tradução: George El Khouri Andolfato

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host