Roupas das primeiras-damas dos EUA chamam mais atenção que as causas que elas defendem

Helen Thomas

Washington (EUA)

  • AP

    Michelle Obama durante apresentação do programa contra obesidade infantil nos EUA

    Michelle Obama durante apresentação do programa contra obesidade infantil nos EUA

Michelle Obama pode querer que o público dê mais atenção à obesidade infantil – sua grande cruzada – mas está despertando muito mais interesse por conta de seu guarda-roupa.

Sempre foi assim.

Eleanor Roosevelt – deselegante com todas as suas peles e joias – reclamou: "Às vezes sinto que estou vestindo o Monumento de Washington."

Quando a matronal e grisalha Bess Truman ganhou um novo "corte poodle" nos cabelos, acabou virando o assunto da cidade na época. Bess Truman!

É claro que a verdadeira lançadora de tendências – imitada por mulheres jovens em todo o país – foi Jacqueline Kennedy com seus vestidos sem manga e chapéus.

Na campanha de 1960 em que John F. Kennedy concorreu à presidência, Jackie reclamou que algumas pessoas achavam que ela estava usando "calcinha de pele de vision" por causa da atenção que davam ao seu estilo de vestir. Não se engane, ela adorava se vestir para eventos noturnos, sempre com uma tiara na cabeça.

Jackie adorava a moda e ajudou a colocar o estilista Oscar de la Renta no mapa. É importante para a indústria da moda ter uma primeira dama que esteja a par das tendências da Quinta Avenida.

Enamorada com a França e sua alta costura, ela costumava encomendar moda francesa às escondidas para a Casa Branca, em pacotes enviados em nome de sua secretária.

O presidente John F. Kennedy, percebendo todo o interesse da mídia por sua mulher durante uma viagem à França, declarou espirituosamente: "Eu sou o homem que acompanhou Jacqueline Kennedy a Paris."

A senhora Kennedy teve um papel importante para levar a elegância da era colonial à Casa Branca. O impacto de seu estilo é sempre lembrado.

Anos depois, ela mudou-se da Casa Branca com sua família para um apartamento novo e luxuoso em Nova York. Um comediante brincou: "O que Jackie faz quando as lojas fecham?"

Na verdade, Jackie fazia muita coisa, ajudando a preservar a Grand Central Station, o Metropolitan Opera House e trabalhando para a editora Random House.

Pat Nixon e Rosalynn Carter eram bem magras e fáceis de vestir. Ambas tinham um estilo conservador, e Pat Nixon estava sempre consciente do imperativo político de ter de usar casaco de tecido.

Algumas primeiras-damas sentiam que não podiam ser vistas com o mesmo vestido mais do que poucas vezes.

E sempre há os fotógrafos. Barbara Bush gostava de usar a piscina ao ar livre da Casa Branca, e sua foto usando um maiô que já tinha visto melhores dias foi parar nos jornais. A reação de seus filhos foi: "Ah, mãe!"

Barbara Bush e sua nora Laura Bush não fizeram grande alarde de seu vestuário e escolheram guarda-roupas principalmente conservadores.

Michelle Obama já saiu na capa de várias revistas de moda como a Vogue e a Vanity Fair. Ela também promoveu estilistas pouco conhecidos, dando a eles a visibilidade de que precisavam, incluindo Jason Wu e Prubal Gurung, novatos na cena de Washington.

Mas ela tem sido capaz de divulgar suas preocupações com a alimentação saudável, com um foco especial na nutrição infantil. Ela até mesmo começou uma horta no gramado sul da Casa Branca.

Ela pratica aquilo que prega e não permite que sua família coma sobremesas nos finais de semana, mesmo as da fabulosa cozinha da Casa Branca.

Na terça-feira, a primeira-dama divulgou um relatório da Casa Branca sobre obesidade infantil, com o objetivo de dar aos pais informações nutricionais e colocar mais alimentos saudáveis nas escolas.

Com frequência, professores de bairros pobres têm de pagar do próprio bolso quando sabem que seus alunos não tomaram café da manhã. Sim, também existe fome nos ricos Estados Unidos.

Na minha experiência, se uma primeira-dama se interessa por uma causa, esta decola no país. Mas isso não elimina a fascinação pelas as roupas que ela veste. É a vida.

Tradutor: Eloise De Vylder

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos