Índia adota novo símbolo para sua moeda

Heather Timmons

Em Nova Déli (Índia)

  • AP

    D. Udaya Kumar, um estudante do Instituto Indiano de Tecnologia, é o criador do novo símbolo da rúpia indiana

    D. Udaya Kumar, um estudante do Instituto Indiano de Tecnologia, é o criador do novo símbolo da rúpia indiana

A rupia indiana se juntou ao dólar americano, à libra britânica, ao euro e ao iene japonês na quinta-feira, quando recebeu seu símbolo próprio.

O novo símbolo da rupia é uma modificação de uma letra do alfabeto devanágari, que é usado para escrever hindi, a língua oficial da Índia. Ele foi desenhada por D. Udaya Kumar, um estudante do Instituto Indiano de Tecnologia, que estudou tipografia, alfabetos e métodos antigos de impressão. Ele parece com uma letra R maiúscula, menos sua perna vertical, e com o acréscimo de duas linhas horizontais passando pela parte curvada superior.

O símbolo vencedor de Kumar foi escolhido dentre mais de 3 mil símbolos apresentados e cinco finalistas, e foi aprovado pelos principais ministros de governo da Índia na quinta-feira. Kumar, que começará na sexta-feira a lecionar como professor assistente na universidade em que estudou, disse para um canal de notícias local que é uma “grande honra” fazer parte da história da Índia. Ele levará para casa um prêmio de 250 mil rúpias, ou cerca de US$ 5.363.

O símbolo dará “um caráter distinto e identidade à moeda e acentuará ainda mais a força e robustez da economia indiana”, disse o Ministério das Finanças em uma declaração na quinta-feira. Também ajudará a distinguir a moeda da Índia de outras com nomes semelhantes ou idênticos, como as rupias nepalesa, paquistanesa e indonésia.

Frequentemente leva vários anos para que um novo símbolo de moeda seja adotado ao redor do mundo.

Para a Índia, o próximo passo após a aprovação pelo governo é sua apresentação ao Consórcio Unicode, uma organização sem fins lucrativos de muitos dos maiores fabricantes de software do mundo, que criou um código padrão de computador para representar muitas das línguas do mundo. Uma organização setorial de tecnologia indiana, a Nasscom, pedirá aos desenvolvedores de software que incluam o símbolo em seus novos produtos e os fabricantes de teclados indianos serão encorajados a incluí-lo em seus novos produtos.

Tradutor: George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos