Barcelona vai sediar jogos para gays e lésbicas em 2008

F. Peiron
em Barcelona

Barcelona quer recuperar o espírito de 92 com os jogos europeus para gays e lésbicas, que se realizarão em 2008.

Em sua reunião ontem em Budapeste, Hungria, a assembléia anual da Federação Européia de Esportes para Gays e Lésbicas escolheu ontem, por unanimidade dos 105 clubes participantes, a capital catalã como sede dos Eurogames '08, que reunirão pelo menos 5 mil participantes e atrairão mais de 30 mil visitantes.

"Podem participar todas as pessoas que quiserem, não excluímos ninguém, porque não se pergunta a ninguém sua tendência sexual", comenta Joan Miro, presidente da Panteres Grogues, a entidade desportiva que, com total apoio do governo catalão, apresentou e defendeu a candidatura de Barcelona.

O fato de somente essa cidade ter chegado à votação final deve-se, segundo Miro, ao bom trabalho de preparação e ao cartaz internacional de que goza Barcelona. "Os outros clubes, ao saber da nossa candidatura, decidiram não continuar."

Desde sua criação em 1992, esta será a primeira vez que esse evento se realiza em uma cidade do sul da Europa. Paris, Munique, Berlim e Amsterdã são alguns dos locais que já abrigaram os jogos. A convocação se realizará de 24 a 27 de julho de 2008 e reunirá 24 modalidades esportivas.

Estão incluídas muitas das que são disputadas nos Jogos Olímpicos, mas também algumas diferentes, como aeróbica, boliche ou dança de salão. Para participar não se exigem marcas atléticas nem afiliação a qualquer entidade da federação, mas as taxas de inscrição variam de 55 euros para os afiliados e 66 para os que participarem por conta própria.

Além da participação e assistência às provas esportivas, os organizadores esperam que a colaboração dos cidadãos permita hospedar em lares de Barcelona cerca de 600 visitantes.

O custo da organização dos jogos chega, segundo o dossiê da candidatura, a 917.500 euros. Os itens que representam o gasto mais elevado são os esportes (136.500 euros), cerimônias e festas (173.250) e as "village" (255.925).

No projeto se indica que haverá duas dessas aldeias ou pontos de contato, informação e outros serviços, uma na montanha olímpica de Montjuic, cenário escolhido para o desenvolvimento da maioria das práticas esportivas programadas, e outra na área de Consell de Cent com Enric Granados, em pleno coração do denominado Gaixample, onde haverá bares até as 2 da madrugada.

A previsão dos Panteres Grogues -- que têm 12 anos de história e 250
sócios(as) -- é que a festa de inauguração seja feita no Palau Sant Jordi em 24 de julho. Os atos desportivos se concentrarão em dois dias, 25 e 26, quando, depois de terminada a competição, haverá uma grande festa ou "big parade" ao ar livre, na avenida Maria Cristina.

A cerimônia de despedida está prevista para o território do Forum com um "brunch". Deverão participar da festa milhares de pessoas, entre esportistas, patrocinadores e público em geral.

O conselheiro de Desportes da prefeitura, Pere Alcober, qualificou de "boa notícia" a decisão tomada na capital húngara. O conselheiro salientou o valor agregado de organizar um acontecimento desse tipo porque permite salientar o espírito aberto de Barcelona. Luiz Roberto Mendes Gonçalves

UOL Cursos Online

Todos os cursos