UOL Notícias Internacional
 

07/10/2008

A sucessão do presidente Lula, em 2010, domina o pleito municipal

Le Monde
Jean-Pierre Langellier
Correspondente no Rio de Janeiro
Os resultados do primeiro turno das eleições municipais, que foi realizado no domingo, 5 de outubro, anunciam disputas acirradas entre os partidos da coalizão governamental de centro-esquerda e aqueles da oposição, sobretudo nas principais cidades brasileiras. O segundo turno está agendado para 26 de outubro.

O pleito deveria permitir testar a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando faltam dois anos para a eleição presidencial de 2010. A lei não autoriza o chefe do Estado, que está cumprindo seu segundo mandato, a pleitear uma terceira eleição seguida. Por enquanto, ele não indicou ninguém para sucedê-lo, mas os observadores lhe atribuem a intenção de escalar a sua atual ministra-chefe de gabinete, Dilma Roussef.

A popularidade do presidente nunca esteve tão grande como hoje (em torno de 80% de opiniões favoráveis), por conta do bom desempenho da economia e dos resultados positivos da sua política social. Contudo, em nível local, o Partido dos Trabalhadores (PT, de esquerda), a agremiação presidencial, ainda apresenta uma implantação insuficiente. Antes deste pleito, o PT dirigia ou participava da gestão de cerca de 700 prefeituras de um total de mais de 5.500, mesmo se ele administrava nove das 26 capitais de Estado. Desde já, na eleição deste domingo, o PT foi vencedor em seis capitais, inclusive em Recife (PE), Fortaleza (CE) e Vitória (ES).

Incerteza em São Paulo

A batalha do segundo turno deverá ser particularmente interessante nas duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio, onde a esquerda esteve muito pulverizada no primeiro turno, o candidato que obteve o primeiro lugar, Eduardo Paes, 38 anos, é um centrista, membro da coalizão governamental. Ele enfrentará no segundo turno um homem político que apresenta um perfil menos habitual e um percurso mais agitado, Fernando Gabeira, 67 anos.

Este antigo integrante da guerrilha urbana, que, em meados dos anos 60, aderiu à rebelião contra a ditadura militar, havia se tornado célebre ao participar, no Rio, em setembro de 1969, com um grupo de estudantes revolucionários, do seqüestro do embaixador americano. Mais tarde, o diplomata acabou sendo libertado, em troca da concessão de um indulto a um grupo de prisioneiros políticos. Por sua vez, Fernando Gabeira, que fora ferido por ocasião da sua prisão, também se tornou objeto de uma troca de prisioneiros, até ser forçado pelo regime a partir para o exílio. Hoje um deputado federal, ele representa o Partido Verde, do qual ele é um dos co-fundadores.

O segundo turno será ainda mais importante em São Paulo, a cidade que conta a maior população - 11 milhões de habitantes - e a mais rica do país. A candidata do PT, Marta Suplicy obteve o segundo lugar, sendo superada por pouco pelo prefeito em final de mandato, Gilberto Kassab, de direita, que, com este resultado foi recompensado pela sua boa administração. Ora, os interesses que estão em jogo neste pleito local revestem uma dimensão nacional. A eventual reeleição de Kassab consolidaria a posição do seu aliado, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, um membro do Partido Social-Democrata Brasileiro (PSDB), a principal agremiação de oposição, e, sobretudo, uma liderança interessada em disputar a próxima eleição presidencial.

Para fazer frente a este veterano da política brasileira, o PT deverá enfrentar dificuldades para encontrar um candidato de mesmo peso político. Assim, nós descobriremos na noite de 26 de outubro se o partido presidencial terá consolidado de maneira satisfatória sua implantação nas grandes cidades, de modo a poder abordar numa posição de força a extensa campanha que desembocará na eleição de 2010. Jean-Yves de Neufville

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host