UOL Notícias Internacional
 

07/01/2009

Clim'City, uma cidade sustentável na ponta do mouse

Le Monde
Grégoire Allix
Do Le Monde
De um lado a outro, o olhar envolve uma estação de esqui localizada sobre montanhas cobertas de neve, uma planície agrícola entrecortada por florestas, mais uma cidade com seus bairros residenciais, seu centro comercial e suas indústrias, suas centrais elétricas e seu aterro sanitário... E finalmente o oceano, cercado pelos portos e pela praia.

Esse cenário imaginário é o mundo interativo de Clim'City, uma exposição virtual sobre a luta contra a mudança climática em forma de jogo gratuito online, graças ao qual cada um pode se tomar por Al Gore e se confrontar com o quebra-cabeça do desenvolvimento sustentável. Já disponível na Internet (www.cap-sciences.net), esta ferramenta educativa deve ser distribuída em DVD nos colégios da Aquitânia em janeiro: o programa foi desenvolvido pela Cap Sciences, o centro de cultura científica da Aquitânia.

O ponto de partida é conhecido: é o nosso! Construções mal isoladas, transportes baseados em carros e caminhões, indústrias poluentes, consumo desenfreado de energia fóssil e uma emissão massiva de gases de efeito estufa. "Os números são realistas. Nós transpusemos as estatísticas francesas para um aglomerado de 115 mil habitantes. Como na realidade, se não fizermos nada, a situação piora", explica Eric Gorman, criador do programa.

O objetivo também é definido pelos planos climáticos verdadeiros dos países industrializados, que pretendem reduzir a um quarto as emissões de gases de efeito estufa até 2050. Para reduzir o consumo de energia em 40% e esperar uma proporção de 60% de energias renováveis, você dispõe de 50 anos e 250 ações, que precisam gerir metodicamente os recursos limitados dos poderes públicos, das empresas e dos cidadãos: desenvolver a energia eólica, solar, os biocombustíveis; promover a ecoconstrução; aumentar a rede de transporte coletivo, a reciclagem de lixo. Sem se esquecer de educar seus co-cidadãos e de investir em pesquisas.

"É muito difícil ganhar, faz parte da tomada de consciência", admite o criador. O jogo online lhe permite comparar a eficácia de seu plano climático com o de outros jogadores. Sem garantia de ser imitado por aqueles que realmente decidem.

Tradução: Lana Lim

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host