UOL Notícias Internacional
 

08/09/2004

"Eu odeio SP" é só um vôo rápido sobre a cidade

The New York Times
Dave Kehr

Colunista do NYTimes
Escrito, produzido e dirigido por Dardo Toledo Barros, economista brasileiro que se tornou diretor, "Eu Odeio São Paulo" é a história de Daniel (Cláudio Fontana), um economista brasileiro que se torna diretor.

Levado à falência quando um colega o trai em um grande acordo futuro, Daniel, que antes ia de helicóptero de seu palacete nos subúrbios para o trabalho, vê-se abandonado por sua mulher e desprezado pelos amigos. Ele se muda para um apartamento emprestado na cidade e passa os dias pensando em seu pai, que morreu em circunstâncias misteriosas durante o longo período de ditadura militar no Brasil.

Um encontro fortuito com um agente de viagens (Celso Frateschi) que conhecia seu pai leva Daniel a descobrir que este havia começado a dirigir um documentário, sem nunca terminá-lo.

Ajudado pela bela filha do agente de turismo, Mônica (Melissa Panzutti), Daniel resolve completar o projeto do pai, um retrato de São Paulo pelos olhos de imigrantes bem sucedidos. Ao fazer isso, Daniel descobre uma nova vocação e uma vida mais realizada.

Tudo bem para Daniel e, presumivelmente, para Barros também. Mas não há nenhuma razão que leve qualquer outra pessoa a se interessar por esse esforço prosaico. O título deveria refletir o fascínio ambivalente de Daniel por São Paulo, mas o filme, como Daniel nas primeiras cenas, se contenta em sobrevoar a cidade.

As cenas raramente saem das torres de escritórios e de apartamentos do mundo privilegiado de Daniel e descem ao nível das ruas. Em termos de especificidade cultural, "Eu Odeio São Paulo" poderia muito bem se passar em Minneapolis.

Eu Odeio São Paulo

Escrito em português, produzido e dirigido por Dardo Toledo Barros; diretor de fotografia: Carlos (Jay) Yamashita; editado por Rei Vilarino; música de Pierre Foldes; diretores de arte: Claudio Fontana e Aby Cohen; lançado pela Intuit Films. Duração: 89 minutos. Sem classificação.

Com Claudio Fontana (Daniel), Wolney de Assis (Thomas), Melissa Panzutti (Monica) e Celso Frateschi (agente de viagem). Filme de Dardo Barros não capta especificidade cultural paulistana Deborah Weinberg

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host