UOL Notícias Internacional
 

08/12/2004

Kanye West recebe dez indicações ao Grammy

The New York Times
Jon Pareles

Em Nova York
Quando foram revelados em Los Angeles nessa terça-feira (07/12) os indicados para a 47ª edição dos Prêmios Grammy, descobriu-se que colaboradores se transformaram em competidores.

Kanye West recebeu 10 indicações ao exercer funções múltiplas: como rapper em seu álbum, "The College Dropout", e também como produtor e letrista para "The Diary of Alicia Keys." Os dois discos foram indicados para álbum do ano, juntamente com a coleção de duetos com Ray Charles, "Genius Loves Company", o álbum conceitual de punk-rock do Green Day, "American Idiot", e o disco de rhythm-and-blues de Usher, "Confessions", que inclui um dueto com a cantora Alicia Keys.

Kanye West foi indicado para três das principais categorias do Grammy: álbum, canção do ano (por "Jesus Walks") e de melhor novo artista. "The College Dropout" é um disco que renega formulas recentes do hip-hop, ao apresentar West como um personagem reflexivo e de bom caráter, sem as cafajestagens típicas dos gangsta rappers. A produção de Kanye, para Alicia Keys e outros artistas, freqüentemente sampleia velhos sucessos da soul music e pode soar imediatamente familiar.

Tanto Usher como Alicia Keys receberam oito indicações cada um, inclusive uma para gravação do ano (para o single de Usher, "Yeah!"). Kanye West, Alicia Keys e Usher competem na categoria de melhor canção R&B.

"Genius Loves Company", o álbum de duetos de Ray Charles, rendeu ao artista recém-falecido sete indicações, inclusive a de álbum do ano e gravação do ano pelo dueto dele com Norah Jones, "Here We Go Again".

Tanto "Genius Loves Company" como "Feels Like Home" de Norah Jones, foram indicados para melhor álbum pop vocal. Depois de o disco de estréia de Norah, "Come Away With Me", dominar os prêmios Grammy do ano passado, agora "Feels Like Home" não foi indicado para qualquer categoria principal. A canção e o album "American Idiot" do Green Day receberam seis indicações.

Os outros indicados para gravação do ano foram "Let's Get It Started" dos Black Eyed Peas e "Heaven" da banda texana Los Lonely Boys.

As indicadas para canção do ano foram "If I Ain't Got You", de Alicia Keys, "Reason", do conjunto pop rock Hoobastank e o sucesso "Live Like You Were Dying", de Tim McGraw. Los Lonely Boys foram indicados para a categoria de melhor novo artista, assim como o Maroon 5, a cantora soul britânica Joss Stone e a cantora country Gretchen Wilson.

O álbum de Loretta Lynn, "Van Lear Rose", produzido por Jack White dos White Stripes, conquistou cinco indicações, inclusive o de melhor álbum country. Duas das três canções dela competem na categoria de melhor canção country, "Miss Being Mrs" e "Portland Oregon." Entre os indicados para melhor álbum country também estão Gretchen Wilson, Tim McGraw, Tift Merritt e Keith Urban.

Kanye West, Jay-Z, os Beastie Boys, L.L. Cool J e Nelly foram indicados para melhor álbum rap. Segundo os critérios confusamente diferenciados dos Prêmios Grammy, Alicia Keys, Prince, Anita Baker, Al Green e Jill Scott foram indicados para melhor álbum R&B, enquanto Usher, Brandy, Janet Jackson, Christina Milian e Mario Winans foram indicados para melhor álbum de R&B contemporâneo. Premiação aos melhores da música acontece em 13 de fevereiro Marcelo Godoy

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host