UOL Notícias Internacional
 

27/11/2005

Hugo Chávez envia óleo para aquecimento a NY

The New York Times
Jonathan P. Hicks

Em Nova York
Um grupo de moradores do Sul do Bronx logo receberá uma grande remessa barata de óleo para aquecimento, cortesia do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, uma freqüente pedra no sapato do governo Bush.

Segundo um acordo entre o presidente Chávez e o deputado Jose E. Serrano, da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a Citgo, a subsidiária americana baseada na Houston da empresa de petróleo estatal da Venezuela, fornecerá 8 milhões de galões de óleo para aquecimento doméstico com desconto neste inverno para milhares de moradores de baixa renda do Sul do Bronx.

O governo populista do presidente venezuelano é um dos maiores críticos na América Latina do capitalismo estilo americano. Chávez liderou protestos anti-Bush em seu país e tem acusado os Estados Unidos de tentarem matá-lo e invadir seu país.

O óleo deverá começar a chegar no final da próxima semana ou no início da semana de 5 de dezembro, disse Serrano, um democrata do Bronx, em uma entrevista na sexta-feira. Ele disse que o óleo será fornecido 40% abaixo do preço de mercado.

"Isto é resultado das minhas conversas com o presidente Chávez", disse Serrano. "Como parte de nossa conversa, ele sugeriu que pediria à Citgo fornecer óleo para aquecimento aos pobres do Sul do Bronx a um preço mais baixo. Eu disse que era ótimo. É algo com que as pessoas no Bronx se beneficiarão."

Serrano disse que o acordo enviou "uma mensagem incrível para outras companhias de petróleo". "Ela diz", segundo ele, "que se estas pessoas na Venezuela podem dividir seus lucros com as comunidades mais pobres, então elas também deveriam."

No início deste ano, dois grupos de energia sem fins lucrativos de Massachusetts assinaram um acordo com a Citgo para fornecer óleo para aquecimento doméstico com desconto neste inverno para milhares de moradores de baixa renda do Estado.

No acordo, a Citgo se comprometeu a fornecer mais de 12 milhões de galões de óleo para aquecimento com desconto nos próximos quatro meses. Ele será distribuído por duas organizações sem fins lucrativos, a Citizens Energy Corporation e a Mass Energy Consumer Alliance.

Serrano disse que houve alguns pequenos obstáculos para ajustar o programa ao Sul do Bronx, que não ocorreram em Massachusetts.

Em Nova York, ele disse, a maioria dos moradores de baixa renda paga aluguel em vez de ser proprietária, como em Massachusetts.

O deputado acrescentou que a prioridade era administrar o programa de tal forma que a economia pudesse ser repassada aos moradores.

"Em Nova York, os senhorios são na maioria proprietários privados, e não temos como fazê-los repassarem a economia para os locatários", disse Serrano.

"Assim, tendo isto em mente", ele disse, "nós sugerimos ao presidente que começássemos com três grupos comunitários de moradia sem fins lucrativos no Sul do Bronx".

Inicialmente, disse Serrano, o programa envolverá moradores de cerca de 200 apartamentos no Sul do Bronx. Ele acrescentou que os acordos com grupos sem fins lucrativos pedem que os moradores recebam vales para desconto de aluguel e para "melhorias de infra-estrutura e qualidade de vida" nos prédios de apartamentos. Venezuelano cobra preços menores; cidade vive início de inverno George El Khouri Andolfato

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h29

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host