UOL Notícias Internacional
 

29/12/2005

Ex-contador chefe da Enron se declara culpado de fraude

The New York Times
Simon Romero e Vikas Bajaj

em Houston, Texas
O ex-contador chefe da Enron se declarou culpado na quarta-feira da acusação única de fraude em ações e concordou em cooperar com os promotores federais, dando uma ajuda significativa ao caso do governo contra duas importantes figuras no escândalo do colapso da Enron.

Em troca de sua ajuda no processo contra os ex-executivos-chefes Kenneth L. Lay e Jeffrey K. Skilling, o contador chefe, Richard A. Causey, 45 anos, enfrentará uma sentença de sete anos que poderá ser reduzida a um máximo de até dois anos dependendo de sua cooperação no julgamento. Ele também concordou em pagar uma multa de US$ 1,25 milhão.

Depois que Causey se declarou culpado, o juiz Sim Lake, do Tribunal Distrital Federal, aceitou o pedido dos advogados de defesa para adiamento do início do julgamento de Lay e Skilling para 30 de janeiro. Causey iria a julgamento com eles em 17 de janeiro.

O acordo ao qual chegaram Causey e seu advogado, Reid H. Weingarten, com os promotores é mais generoso do que o acordo que os promotores fecharam com Andrew S. Fastow, o ex-diretor financeiro da Enron que enfrenta 10 anos de prisão após ter concordado em se declarar culpado.

"Geralmente os acordos pioram com o tempo, não melhoram", disse Robert A. Mintz, um ex-promotor que atualmente está na McCarter & English, "e o fato do governo ainda estar disposto a fechar um acordo razoável é um sinal de que não há limite para o número de pessoas de dentro com as quais estão dispostos a negociar para assegurar a condenação".

Com Causey, os promotores têm acesso a outro alto executivo da Enron que esteve envolvido nas discussões em que as várias transações não contabilizadas e entradas criativas nos livros contábeis, que levaram à queda da empresa, foram concebidas, aprovadas e executadas. Por exemplo, Causey foi um dos dois participantes da reunião de 21 de outubro de 2001 com Lay que serve de base para uma das sete acusações contra o executivo-chefe e presidente.

A Enron faliu em 2001 e logo ficou claro que a empresa tinha abusado e manipulado as regras contábeis para ocultar uma série de más decisões de negócios.

"Não há dúvida de que Causey trará à promotoria evidências que Fastow não poderia", disse Mintz.

Para Causey, que antes tinha se declarado inocente das mais de 30 acusações de fraude, conspiração e outras, o acordo lhe garante uma permanência bem mais curta na prisão federal do que enfrentaria caso fosse condenado em um tribunal. Ele também oferece a possibilidade de uma sentença ainda mais curta caso atue de forma competente como testemunha contra seus ex-chefes. Ele será a 16ª pessoa com ligações com a empresa a admitir no tribunal ter cometido crimes.

Apesar de no geral ser muito prejudicial a Skilling e Lay, a declaração de culpa de Causey também poderá servir de base para um novo pedido de seus advogados para mudança de tribunal.

O juiz Lake já rejeitou anteriormente a idéia de mudar o julgamento de Houston, ou de novos adiamentos. Mas especialistas disseram que a defesa agora terá novos argumentos para pedir por uma mudança, porque as centenas de pessoas na área de Houston que foram notificadas e que podem servir como jurados estarão sujeitas à nova publicidade em torno de Causey e do caso.

"Isto fornece uma base razoável para um pedido e provavelmente o farão", disse Daniel R. Alonso, um ex-promotor federal que tem acompanhado o caso mas não está envolvido nele.

A defesa também buscará limitar os estragos que Causey poderá causar como testemunha de acusação argumentando que parte de seu depoimento é derivado do conhecimento que obteve como co-réu e portanto não deve ser aceito.

"O governo terá que caminhar cuidadosamente por um campo minado aqui para obter evidência útil e admissível de Causey", disse Mintz. George El Khouri Andolfato

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host