UOL Notícias Internacional
 

01/06/2006

As cidades da Copa do Mundo

The New York Times
HAMBURGO

Não se impressione tanto por indiferentes olhos azuis e pelas esnobes golas levantadas na segunda maior cidade da Alemanha e capital da mídia do país. A região mais endinheirada de Hamburgo rende uma exuberante seleção de restaurantes cheios de estrelas do guia Michelin, além de hotéis suntuosos, mas é nos distritos um tanto sujos e pobres de St. Pauli e Reeperbahn que os visitantes poderão se divertir para valer.

JOGOS: Está previsto um jogo interessante, quando a Argentina enfrentar a Costa do Marfim, dia 10 de junho. Os cambistas não estarão faturando muito quando o Equador enfrentar a Costa Rica dia 15 de junho ou quando a Arábia Saudita pegar a Ucrânia dia 19 de junho. Mas pode se preparar para uma disparada de preços quando dois dos principais times da Europa, a República Tcheca e a Itália, se enfrentarem no dia 22 de junho. Haverá também um jogo pelas quartas-de-final dia 30 de junho.

HOTÉIS: Um destino turístico cada vez mais procurado, Hamburgo tem novos hotéis de charme, pousadas antigas e tudo o que cabe entre essas duas categorias. Viajantes de última hora podem ligar para a hotline ("linha inteligente") do escritório turístico da cidade (49-403-005-1500, ou acessar o site www.hamburg-tourism.de) ou então procurar o posto de assistência ao turista, em frente ao prédio da prefeitura. Se quiser menos tumulto, é só dirigir uma hora na direção norte, até a cidade de Luebeck na costa do Báltico (a hotline do hotel é 49-180-588-2233; www.luebeck-tourism.de).

ESTÁ SEM INGRESSOS? Uma tela de quase 80 metros quadrados irá funcionar em Heiligengeistfeld, um campo gigantesco próximo à sede do mais querido time ruim da Alemanha, o St. Pauli. O local, que terá uma praça de alimentação reproduzindo o famoso mercado de peixes da cidade, fica bem perto da famosa rua Reeperbahn.

BARES: Os fãs do St. Pauli estão entre os mais leais e pacientes do mundo. Você poderá conhecê-los no bar Herzblut (Reeperbahn 50; 49-403-339-6933; www.herzblut-st-pauli.de). Peça a cerveja local, a Astra, para não olharem feio para você. Depois siga para o Barbarabar (Hamburger Berg 11; 49-171-418-1418; www.barbarabar.de), onde a galera revive as glórias e tragédias do dia nas mesas de futebol-totó.

NAS HORAS VAGAS: Os "hamburgers" adoram o teatro musical da cidade. Entre os musicais que você poderá freqüentar no intervalo dos jogos (podendo até cantar junto com o elenco) estão "Dirty Dancing", "Mamma Mia!" e "O Rei Leão" ("Der Koenig der Loewen").

-- ANDREAS TZORTZIS


HANOVER

Uma cidade despretensiosa no norte da Alemanha, Hanover se reinventou, enquanto destino e sede de convenções e feiras comerciais. Além disso, a cidade de alguns séculos de vida também apresenta museus importantes como o Sprengel, uma região central bem limpa e só para pedestres e, para os que irão aos jogos, uma reluzente nova cobertura sobre os 44.650 lugares da Arena AWD.

JOGOS: Altamente cotada, a Itália fará a sua estréia diante de uma estreante em copas, a seleção de Gana, dia 12 de junho. Depois virá um jogo possivelmente fraco, quando a sortuda seleção do México enfrentará Angola como adversário, dia 16 de junho. O único jogo diurno será o duelo entre Costa Rica e Polônia dia 20 de junho. A Coréia do Sul, anfitriã de 2002, tentará não perder seu bom pique, enfrentando a Suíça dia 23 de junho. Está previsto um jogo das oitavas-de-final dia 27 de junho.

HOTÉIS: Graças à variedade de feiras comerciais, Hanover tem um número excepcionalmente alto de hotéis, 92 ao todo, então não deverá haver maiores problemas para reservar um quarto. A maneira mais fácil é ligando para a linha especial de reservas de hotéis em Hanover (49-511-123-45555, www.hannover-tourism.de). Se quiser uma estadia mais exuberante, se dirija ao Residenzstadt Celle, a cerca de 40 quilômetros da cidade. Entre os hotéis de luxo está o Fuerstenhof Celle (Hannoversche Strasse 55-56; 49-514-120-10; www.fuerstenhof.de). O preço dos quartos duplos começa a partir de 175 euros (cerca de R$ 500 com o euro a R$ 2,86).

SEM INGRESSOS? Vá para a Waterlooplatz, uma ampla praça com uma coluna de mais de 40 metros em homenagem a batalha de Waterloo. Com espaço para 17 mil fãs, a Waterlooplatz contará com um telão de 58 metros quadrados, além de palco para shows e uma infinidade de barracas vendendo petiscos regionais e cerveja.

BARES: Os bares são caros e pretensiosos em termos de estilo. Entre os melhores está o HeimW (Theaterstrasse 6; 49-511-235-2303; www.heim-w.de), uma boate minimalista onde você poderá beliscar uns tapas e bebericar caipirinhas, e o Bronco's (Schwarzer Baer 7; 49-511-260-7453), ponto tradicional para a turma dos "fashionistas".

NAS HORAS VAGAS: Com cerca de 200 hectares, o Parque Herrenhaeuser Gaerten é um dos melhores da Europa (Herrenhaeuserstrasse 4; 49-511-168-47743; www.hannover.de/herrenhausen). A entrada custa 4 euros.

-- FARHAD HEYDARI


DORTMUND

Dortmund se reinventou completamente - da cidade do carvão e aço até a condição de hoje, quando é uma das principais metrópoles verdes da Alemanha e sede dos hubs da convergência tecnológica. Situada na região do Ruhr, numa paisagem industrial atravessada pelas modernas estradas (autobahns), a cidade reservou praticamente metade de seu território para parques florestais e de diversões aquáticas, além dos espaços abertos como o Westfalenpark.

OS JOGOS: Culturas - e estilos futebolísticos - vão se colidir quando a Suécia enfrentar Trinidad e Tobago dia 10 de junho e a Suécia pegar o Togo dia 19 de junho. Poucos estão apostando contra o Brasil no jogo contra o Japão dia 22 de junho. Enquanto isso, todas as apostas indicam vitória da Alemanha contra a vizinha Polônia dia 14 de junho. Ainda em Dortmund haverá um jogo das oitavas-de-final, dia 27 de junho, e uma semifinal, dia 4 de julho.

HOTÉIS: Há um que pode ser considerado o maior dormitório do mundo - são 3.952 camas- beliche montadas numa salão de convenções próximo ao estádio Westphalia (49-231-120-4357, www.fancampdortmund.de). Por 35 euros a noite, os fãs terão instalações sem luxo, banheiros comunitários e um lugar para armazenar as malas. Para acomodações mais convencionais, ligue para a hotline dos hotéis de Dortmund (49-231-189-99111, www.worldcup2006.dortmund.de).

SEM INGRESSO? Os jogos serão exibidos em telas gigantes instaladas nas arenas Friedensplatz e Westfalenhalle 1-3a. Abertas de meio-dia a meia-noite por todo o período da Copa, as arenas também irão abrigar espetáculos de comédia, concertos ao vivo e filmes sobre futebol.

BARES: Para o jogo do Brasil, vá até a churrascaria Steakhouse Rodizio (Rosemeyerstrasse 2-4; 49-231-106-3735), uma favorita dos brazucas locais. Já o Solendo, um bar à beira do rio, vai promover uma Noite do Futebol Caribenho para comemorar o jogo de Trinidad e Tobago (Speicherstrasse 2A; www.solendo.de). Mas se você for um torcedor neutro, qualquer bar na badalada região de Kreuzviertel será uma boa escolha.

NAS HORAS VAGAS: Depois de visitar o Museu das Cervejarias de Dortmund (Steigerstrasse 14; 49-231-840-0200; www.museendortmund.de/brauereimuseum), você poderá entender porque os alemães estão indignados por serem obrigados a consumir a Budweiser durante a copa.

-- GISELA WILLIAMS


GELSENKIRCHEN

Uma antiga cidade voltada para a mineração e ainda em busca de uma personalidade própria, Gelsenkirchen tem como principal atração um buraco no chão (não é piada: é uma mina extinta, chamada Halde Rungenberg). Apesar de ter torcedores fanáticos e um ótimo estádio com capacidade para 53.000 espectadores (a Arena Veltins), essa é uma cidade que dificilmente irá empolgar os visitantes.

OS JOGOS: A programação na cidade começa com um provavelmente sonolento Polônia x Equador, dia 9 de junho, para depois melhorar, com um confronto mais expressivo, na estréia dos Estados Unidos contra a República Tcheca, dia12 de junho.

Argentina, uma favorita permanente, poderá ter que suar a camisa contra a Sérvia e Montenegro, dia 16 de junho. México x Portugal, no dia 21 de junho, também é um jogo que deverá vender bem. Há também um jogo pelas quartas-de-final, dia 1o de julho.

HOTÉIS: Embora você ainda possa conseguir reservar um quarto no Marítimo, notadamente o melhor hotel da cidade (Am Stadtgarten 1; 49-209-176-0; www.maritim.de), como há poucos lugares para ficar em Gelsenkirchen o escritório de turismo da cidade (49-209-147-4022, www.gelsenkirchen.de) provavelmente irá lhe encaminhar para uma cidade vizinha, Dortmund ou Duesseldorf. Uma opção menos glamurosa é a cidade-dormitório Bochum, onde o novo Courtyard da rede Marriot (Klinikstrasse 43-45; 49-234-6100; www.marriott.de) tem quartos duplos a partir de 89 euros.

SEM INGRESSOS? O estádio de Gluckaufkampfbahn terá espaço para 20.000 espectadores, onde será possível ver os jogos numa video wall de 58 metros quadrados, com quiosques de serviços.

BARES: Vá para qualquer outro lugar, se quiser coquetéis sofisticados e lounges estilosos. Os bares operários da cidade servem uma comida razoável e cervejas regionais consistentes. Mas alguns turistas poderão se sentir mais confortáveis em bares de hotéis como o Beer Keller no Hotel Maritim.

NAS HORAS VAGAS: Aqui temos uma senhora lacuna, mas a melhor opção é o zoológico de Gelsenkirchen, que tem um aquário, parque aquático e reserva animal (Bleckstrasse 47; 49-209-954-50; www.tiergaerten.de/gelsenkirchen-zoo.html; a entrada custa 9 euros). -

JAMIE TRECKER


COLÔNIA

Embora seja uma das mais antigas cidades da Alemanha, Koln também é das mais joviais e de espírito mais aberto, graças a mistura de universitários, imigrantes e cena gay. Apesar de construções ultramodernas assinadas por arquitetos como Renzo Piano, a linha do horizonte da cidade ainda é definida pela famosa catedral gótica, que muitos acreditam já ter sido, por um período breve, o mais alto prédio do mundo.


JOGOS: Três times africanos irão jogar na primeira rodada, no RheinEnergie Stadion: Angola x Portugal, dia 11 de junho; Gana x República Tcheca, dia 17 de junho; e Togo x França, dia 23 de junho. Mas o maior atrativo para as multidões deverá ser Suécia x Inglaterra, dia 20 de junho. Pelas oitavas-de-final haverá um jogo dia 26 de junho.

HOTÉIS: Se você quiser pagar preços astronômicos, há quartos ainda disponíveis no centro da cidade, até mesmo em lugares disputados como o novo InterContinental Koeln com 262 quartos (Pipinstrasse 1; 49-221-280-60; www.koeln.intercontinental.com), onde o preço dos quartos duplos começa por volta de 290 euros. Para outras opções, há a hotline dos hotéis da cidade (49-221-221-30400, site www.koeln.de/tourismus) ou então tente as cidades de Duesseldorf (a 25 minutos de trem ) ou Bonn (a 20 minutos).

SEM INGRESSOS? Os fãs estarão se confraternizando em dois espaços abertos: as praças da Catedral e Heumarkt, onde amplos telões irão disputar a freqüência com os pubs da vizinhança.

BARES: Não é à toa que essa cidade gosta de festejar - metade dos lares em Colônia é de solteiros. A boa pedida é partir para os bares cheios de estilo e vibrantes no bairro Friesen. O lugar mais disputado será uma cadeira no deck do terraço "praiano" coberto de areia do Aquarium (Friesenwall 116; 49-221-221-30400), um bar de brasileiros. Colônia tem a maior população de brasileiros na Alemanha, então é melhor não torcer pela Croácia por lá.

NAS HORAS VAGAS: Se você achava que Willy Wonka é uma criatura que só pode ser vista nos cinemas, então siga farejando até o Schokoladenmuseum (Rheinauhafen 1a; 49-221-931-8880; www.schokoladenmuseum.de). Todo coberto por vidro e metal, o museu portuário tem um jardim com cacaueiros, uma fábrica de doces.e uma fonte de chocolate.

-- GISELA WILLIAMS

FRANKFURT

No período dos jogos da Copa, Frankfurt, a capital financeira da Alemanha, tentará se livrar um pouco de sua rígida reputação financeira, com festas de embalo, festivais e ousadas mostras de arte. A partir de 3 de junho, durante três noites, 40 projetores poderosos estarão emitindo formas abstratas e imagens do futebol sobre as fachadas dos arranha-céus. (O melhor ponto de observação: o bairro histórico de Sachsenhausen, ao longo do Rio Principal.)

OS JOGOS: A nova Arena Commerzbank será a sede de dois jogos ansiosamente aguardados: Inglaterra x Paraguai, dia 10 de junho, e Argentina x Holanda dia 21 de junho. Portugal x Irã, dia 17 de junho, periga ser um jogo meio amarrado mas Coréia do Sul x Togo, dia 13 de junho, pode ser um jogo divertido. Lá também há um jogo pelas quartas-de-final dia 1o de julho.

HOTÉIS: Frankfurt ganhou mais 10 hotéis em 2005, inclusive um futurista Radisson SAS, mas os quartos andam meio escassos no centro da cidade. Ligue para a hotline do turismo da cidade (49-69-212-308-08, www.frankfurt-tourismus.de); se for necessário, você também pode perguntar sobre hotéis menores na área suburbana de Taunus ou em Wiesbaden, uma cidade à moda antiga.

SEM INGRESSOS? Os jogos serão exibidos através de um enorme telão à luz de diodo, que estará flutuando no Rio Principal. Então você pode preparar uma cesta de picnic e encontrar seu cantinho num dos parques à beira do rio, entre as pontes Eiserner Steg e Ignatz-Bubis. Nos intervalos, dois palcos com apresentações de músicos e números de cabaré irão garantir a animação.

BARES: Vá onde os nativos costumam afrouxar as gravatas. A região de Sachsenhausen é conhecida por suas apfelwein-kneipe, ou tabernas especializadas em cidras. Já o King Kamehameha Club (49-694-800-370; www.king-kamehameha.de) está preparando dos campos de futebol exclusivos ao ar livre em seu clube de praia (Hafeninsel 2).

NAS HORAS VAGAS: O insuperável Rei do Techno, Sven Vaeth, recentemente abriu o Cocoon, uma casa noturna e restaurante onde, sentados em cadeiras reclináveis que se transformam em camas, os clientes saboreiam ostras frescas (Carl-Benz-Strasse 21; 49-699-002-00; www.cocoonclub.net).

-- GISELA WILLIAMS

KAISERSLAUTERN

Se você não está familiarizado com o futebol alemão poderá se perguntar
Porque está pequena e verdejante cidade é uma das sedes da Copa. O motivo está no venerável Fritz Walter Stadion, construído nos anos vinte e que foi completamente remodelado para a competição. De fato, se você olhar para o sul, de praticamente qualquer ponto da cidade, você acabará avistando o estádio meio quadradão. A cidade também tem uma imensa base militar americana. Espera-se que os membros da tropa lotem o Fritz Walter.

OS JOGOS: É uma pena que acontecerão poucos jogos mobilizadores por lá, com a exceção de Itália x Estados Unidos, dia 17 de junho. Em outros jogos da fase classificatória, a Austrália enfrenta o Japão, dia 12 de junho, e o Paraguai pega Trinidad e Tobago dia 20 de junho. Depois a Arábia Saudita enfrenta a Espanha dia 23 de junho. Há um jogo pelas oitavas-de-final dia 26 de junho.

HOTÉIS: A menor entre as cidades-sedes, Kaiserslautern tem um sério problema de escassez de hotéis. A melhor possibilidade na cidade é o Hotel Barbarossahof (Eselfuerth 10; 49-63-141-440; www.barbarossahof.com), onde um quarto duplo fica entre 85 a 100 euros. Se estiver esgotado, tente o novo sistema de acomodação em residências da cidade, disponível online no endereço www.kaiserslautern.de/wm2006. Ou então você pode se dirigir às cidades vizinhas de Mannheim, Trier ou Saarbruecken.

SEM INGRESSOS? As praças Stiftsplatz e Barbarossastrasse Square terão festas exibindo os jogos, com tela gigante e shows de luz a laser.

BARES: A maioria está vinculada aos hotéis, mas é provável que o independente Irish House no centro antigo da cidade (Eselsfuerth 11; 49-631-406-80;www.irishhouse.de) receba muitos australianos dia 12 de junho.

NAS HORAS VAGAS: Kaiserslautern tem um amplo jardim japonês (Lauterstrasse 18, www.japanischergarten.de), com ingresso custando apenas 3 euros. Outra opção é ir até Trier para visitar a basílica e os banhos romanos.

-- JAMIE TRECKER

STUTTGART

Essa afluente cidade no sul da Alemanha tem vinhedos fantásticos, museus de categoria internacional como a Neue Staatsgalerie e encantadores restaurantes. Mas a atração mais popular é o Museu Mercedes-Benz - e isso até mesmo antes da inauguração de seu fulgurante novo pavilhão, este mês.

OS JOGOS: O Gottlieb-Daimler Stadion irá receber os vizinhos França e Suíça para um jogo dia 13 de junho, e depois virá o que poderá ser um jogo apertado entre a Costa do Marfim e o excitante esquadrão holandês, dia 16 de junho. Mas também espere jogos meio irregulares, quando a Espanha enfrentar a Tunísia, dia 19 de junho, e a Austrália enfrentar a potente Croácia dia 22 de junho. Haverá um jogo pelas oitavas-de-final, dia 25 de junho, e também o jogo da decisão do terceiro lugar entre os semifinalistas perdedores, dia 8 de julho.

HOTÉIS: Como há poucos hotéis nessa cidade pouco visitada, é provável que para os dias de jogos já esteja tudo reservado. Mas tente a hotline que indica os hotéis da cidade (49-711-222-8233, www.stuttgart-tourist.de) para ver se há cancelamentos de última hora. Se isso não der certo, dirija-se a Ludwigsburg (30 minutos de viagem pelo trem S-Bahn), não só porque essa cidade de contos de fada deverá ter vagas, mas também pelo palácio barroco.

SEM INGRESSOS? Há duas possibilidades. Você pode se esgoelar torcendo na praça Schlossplatz, onde estará montado um telão de uns 60 metros quadrados. Ou então festejar na Skybeach, uma garagem coberta de areia que fica sobre a loja de departamentos Kaufhof (Koenigstrasse 6; www.skybeach.de), onde telas menores irão competir com as bebelanças, danças e partidas de vôlei.

BARES: Ao contrário do que ocorre nessa nação encharcada de cerveja, Stuttgart é cercada de nobres vinhedos. Então descarte as velhas cervejarias como a Calwer-Eck-Braue (49-711- 222-494412, www.calwereck.de), e siga até o Wine Village na Schillerplatz, um bazar estilo histórias da carochinha com Hansel e Gretel, onde você pode bater um prato de maultashen (uma espécie de ravioli) com generosas taças de vinho riesling.

NAS HORAS VAGAS: Se os sensacionais 180 carros expostos no Mercedes-Benz Museum (Mercedes Strasse 100, 49-711-172-2578; www.museum-mercedes-benz.com) lhe deixarem com água na boca explore outra atração na cidade, o Porsche Museum (Porscheplatz 1; 49-711-911-25685; www.porsche.com/international/faq/museum), que exibe mais 20 protótipos legendários.-

CHARLES RUNNETTE

MUNIQUE

Munique se esforçou para conseguir superar sua famigerada imagem de cidade beberrona. Verde, segura e próspera capital da Bavária, a cidade agora é apontada pelos alemães como o lugar mais desejado para se viver, uma condição que foi fortalecida pelo novo estádio em forma de donut, a Allianz Arena - talvez a mais comentada nova obra arquitetônica realizada em função da Copa do Mundo.

OS JOGOS: a Copa do Mundo de 2006 será aberta em Munique, com Alemanha x Costa Rica dia 9 de junho. Um dos jogos menos aguardados, Tunísia x Arábia Saudita, dia 14 de junho, será seguido por um encontro interessante, Brasil x Austrália, dia 18 de junho. A Costa do Marfim enfrenta Sérvia e Montenegro, dia 21 de junho. As oitavas-de-final começam por lá dia 24 de junho, e haverá uma semifinal dia 5 de julho.

HOTÉIS: A maioria dos hotéis está alinhada perto da Hauptbanhof, principal estação de trem. Entre os melhores está o InterCity (Bayerstrasse 10; 49-89-444-440; www.intercityhotel.de), cujos quartos têm preços a partir de 90 euros por noite. Se estiver lotado, tente o serviço de reservas hoteleiras de Munique (49-89-233-96555, www.muenchen.de). Sem possibilidades em Munique? Tente a vizinha Salzburgo, logo ali depois da fronteira, já na Áustria.

SEM INGRESSOS? Vá até o Olympiastadion. Construída para os Jogos Olímpicos de 1972, essa fabulosa arena a céu aberto acomoda 20.000 pessoas e contará com exibição dos jogos via telão, além de concertos ao vivo e seminários sobre futebol.

BARES: Munique é o paraíso das cervejas. Pode contar com multidões no Augustiner-Keller, a mais antiga cervejaria da cidade (Arnulfstrasse 52; 49-89-59-4393). Para uma cena mais insólita, vá até o Hirschgarten (Hirschgarten 1; 49-89-17-2591; www.hirschgarten.de) perto do Palácio de Nymphenburg, que tem uma ampla área de recreação para crianças e onde, curiosamente, veados silvestres compõem o cenário.

NAS HORAS VAGAS: Você é naturista de corpo e alma? Então o lugar para você é o Schoenfeldwiese, um recanto no centro do relaxante Jardim Englischer. Ele é reservado para banhos de sol nudistas e estará lotado com todo tipo de nua espécie humana.

-- JAMIE TRECKER

NUREMBERG

Nuremberg tem uma reputação controversa. Durante muito tempo foi conhecida pela sua ciência e arte renascentista, mas claro que depois também ficou associada aos julgamentos dos crimes dos nazistas que ocorreram por lá. Ainda assim, Nuremberg irá surpreender os visitantes com sua beleza arquitetônica (com torres e vitrais coloridos) e a deliciosa salsicha bratwurst.

OS JOGOS: O Frankenstadion receberá o México no jogo de estréia contra o Irã ,dia 11 de junho. O clima poderá ficar um pouco imprevisível em jogos como Inglaterra x Trinidad e Tobago, dia 15 de junho, e Japão x Croácia, dia 18 de junho. Num jogo provavelmente eliminatório, os Estados Unidos irão enfrentar Gana dia 22 de junho. Há um jogo de oitavas-de-final dia 25 de junho.

HOTÉIS: Na cidade mesmo? Nem se dê ao trabalho. Os quartos todos já foram reservados desde o ano passado. Já os hotéis nas vizinhas Erlangen e Fuerth ainda podem ter vagas. Ou então tente o escritório de turismo de Nuremberg pelo telefone 49-911-23-3-6131 (ou no site www.nuernberg.de), para ver se há cancelamentos. Se não der certo, entre em contato com o serviço de reservas da FIFA, mas sem muitas esperanças. Essa é uma das cidades onde é mais difícil encontrar alojamento.

SEM INGRESSOS? Na Volksfestplatz, ao sul da cidade, fica a área reservada para os fãs sem ingressos, com telões e cervejas ao estilo da região da Francônia. Fica bem perto do Frankenstadion, então por lá você pode esperar um maior tráfego de pedestres do que em outras praças semelhantes de outras sedes.

BARES: Para as cervejas e as bratwurst, é só seguir pela rua Koenigstrasse na cidade velha. E para ter aquela sensação autêntica de uma cervejaria das boas, vá até o Kloster Andechs (Koenigstrasse 55). Já os torcedores ingleses provavelmente irão lotar o Finnegan's (Koenigstrasse 80; 49-911-203-210; www.finnegansirishpub.de), um pequeno pub irlandês no final da rua.

NAS HORAS VAGAS: O impactante e assustador Dokumentation Reichsparteitagsgelande (Centro de Documentação do Partido Nazista) abrigava os imensos comícios nazistas (Bayernstrasse 110; 49-911-231-5666; www.museen.nuernberg.de; ingresso a 5 euros). É imperdível.

-- JAMIE TRECKER

LEIPZIG

Leipzig tem uma arquitetura de impacto e uma história moderna feita de rebeliões (grandes demonstrações ocorridas na cidade em 1989 ajudaram a precipitar a queda do Muro de Berlim). A cidade, que fazia parte da antiga Alemanha Oriental, também apresenta o mais impressionante exemplo de revitalização pós-comunista, com torres absolutamente modernistas ao lado de igrejas medievais. Mas leve o guia de frases em alemão. Entre todas as sedes, Leipzig tem a mais baixa porcentagem de pessoas que falam inglês.

OS JOGOS: Teremos uma mistura do melhor e do pior. A Holanda irá enfrentar Sérvia e Montenegro numa difícil partida da primeira rodada dia 11 de junho, e depois virão Espanha x Ucrânia, dia 14 de junho, e França x Coréia do Sul, dia 18. Espere uma multidão menor para o jogo Irã x Angola, dia 21 de junho. Há um jogo das oitavas-de-final dia 24 de junho.

HOTÉIS: Como é um centro financeiro em expansão, Leipzig já não tem mais escassez de cadeias de hotéis - por lá já estão Westin, Marriot e Novotel (com quartos duplos variando entre 70 e 200 euros). Se estiverem lotados, o departamento de turismo de Leipzig (49-341-710-4255, www.leipzig.de) poderá ajudar; os funcionários são simpáticos e a maioria fala inglês.

SEM INGRESSOS? Vá para a praça Augustusplatz no centro da cidade. O shopping ao ar livre fica perto do teatro de óperas, apresentando uma verdadeira mistura smorgasbord de restaurantes e bares. Um grande telão será montado para o período da Copa do Mundo.

BARES: Os fãs de Fausto vão querer conferir Auerbachs Keller, cenário da tragédia de Goethe (Maedler Passage, Grimmaische Strasse 2-4; 49-341-216-100; www.auerbachs-keller-leipzig.de). A reconstruída estação do Trem do Sul também abriga uma cervejaria que produz gose (cerveja salgada): é a Bayerischer Bahnhof ,que fica na Bayerischer Platz 1; (49-341-124-57-60; www.bayerischer-bahnhof.de).

NAS HORAS VAGAS: no Stasi Museum, uma mostra sobre a repressão policial dos anos de chumbo (Dittriching 24; 49-341-961-2443; www.runde-ecke-leipzig.de) é grátis e assustadora.

-- JAMIE TRECKER

BERLIM

A volta triunfal de Berlim à condição de capital cultural da Alemanha já rendeu uns olhares atravessados provenientes do resto do país. Sabe-se que magnatas vivem em Munique e que o povo engravatado do mercado financeiro está em Frankfurt. Enquanto isso, Berlim pertence aos jovens e criativos, que geraram vida noturna e cena artística trepidantes, invejadas em toda a Europa.

OS JOGOS: Uma programação estelar. O Brasil, favorito permanente, tem um jogo duro contra a Croácia dia 13 de junho. Outro favorito, a Suécia, pega o Paraguai dia 15 de junho. Espera-se uma frenética recepção para o time da Alemanha dia 20 de junho, no jogo contra o Equador. A Ucrânia e a Tunísia se enfrentam no dia 23 de junho. Há um jogo pelas quartas-de-final dia 30 de junho. E a final da Copa será em Berlim no dia 9 de julho.

HOTÉIS: Há cerca de 84.000 vagas nos hotéis de Berlim e outras estão surgindo, então não há problemas para se encontrar acomodação. Precisando de ajuda (em nada menos de 11 idiomas), tente a hotline dos hotéis da cidade (49-30-250-025; www.berlin-tourist-information.de).

E você adora futebol mas não gosta de multidões? Então considere a pitoresca Potsdam, a 25 quilômetros do Estádio Olímpico (www.potsdam.de).

SEM INGRESSOS? Uma réplica do Estádio Olímpico, com 10.000 lugares, será erguida em frente ao prédio do parlamento alemão, o Reichstag. A entrada na arena alternativa, que é patrocinada pela Adidas, custa 3 euros, mas dando direito a shows badalados, como o dos Black-Eyed Peas, dia 28 de junho, e de James Blunt, dia 7 de julho. Para esses ingressos, ligue para 49-18-055-70071, ou então procure em www.eventim.de/adidas (apenas em alemão).


BARES: Os modernos que calçam Puma irão para o FC Magnet Mitte (Veteranenstrasse 26), um bar estiloso fundado por um clube de futebol. Se quiser uma multidão mais misturada, vá para Golgatha Biergarten em Viktoriapark (49-30-785-2453, www.golgatha-berlin.de), uma discoteca e cervejaria a céu aberto em Kreuzberg que é freqüentada por berlinenses de todas as etnias.

NAS HORAS VAGAS: Cansado de paisagens e pontos turísticos? Então vá para Badeschiff, uma piscina urbana às margens do rio Spree, onde há um bar de respeito e DJs de fama mundial - é o melhor lugar para se ver gente, desse lado de cá do antigo Muro de Berlim.

ANDREAS TZORTZIS Marcelo Godoy

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host