UOL Notícias Internacional
 

07/11/2006

Às vésperas das eleições, algumas disputas se acirram

The New York Times
David Stout

em Washington
Na véspera das eleições ao Congresso, uma que políticos dos dois partidos estão chamando de a mais importante em anos (que ocorrem nesta terça, 7/11), democratas disseram na segunda-feira (6) que a disputa para a vaga do Senado em Rhode Island, considerada quase vitória certa para seu partido, tinha se acirrado dramaticamente.

"Acredito que Sheldon Whitehouse ainda esteja na frente", disse o senador Jack Reed de Rhode Island, referindo-se ao democrata que está tentando tirar a vaga do senador Lincoln Chafee, republicano considerado mais liberal do que a maioria em seu partido. Mas, acrescentou: As intenções de voto estão "muito empatadas. Acho que a quantidade de eleitores a irem às urnas será um fator chave, e estamos trabalhando duro, nós democratas, para que muitos participem".

E o mesmo estão fazendo os republicanos, é claro, em todos os Estados em que os assentos da Câmara e do Senado estão em jogo e nos que têm disputas de governo. O presidente Bush dirigia-se para a Flórida, Estado que selou seu triunfo de 2000, enquanto o ex-presidente Bill Clinton ia para Rhode Island para fazer campanha para Whitehouse. Outros políticos de peso nos dois partidos estavam fazendo aparições similares em apoio aos candidatos em disputas acirradas.

As observações de Reed em Rhode Island, em uma entrevista matinal ao Fox News, foram repetidas pelo próprio candidato. "Com as eleições a menos de 24 horas e as pesquisas mostrando um empate, os olhos da nação estão sobre Rhode Island", disse Whitehouse em seu site da Web. O ex-promotor federal e advogado-geral observou que Clinton falaria em seu nome, à noite em Warwick.

Na segunda-feira, o comitê de Chafee animou-se com uma nova pesquisa Mason-Dixon mostrando seu avanço nos últimos dias, de cinco pontos percentuais atrás de Whitehouse para um ponto à frente. O partido republicano em geral comemorou, já que a disputa de Rhode Island é crucial para os dois partidos em determinar quem controla o Senado.

"Esta pesquisa confirma o que estamos ouvindo por aí", disse Ian Lang, gerente de campanha de Chafee, no site da campanha. "Sheldon Whitehouse empacou, e o senador Chafee está subindo neste último trecho da corrida."

Enquanto isso, a visita de Bush à Flórida, onde seu irmão Jeb é governador, teve algo estranho: o candidato republicano ao governo, Charlie Crist, desistiu de aparecer junto com o presidente em Pensacola.

A Flórida também está sendo palco de outra disputa incomum à vaga ao Senado, entre a deputada republicana Katherine Harris e o atual ocupante da vaga, o democrata Bill Nelson. Quando era secretária de Estado da Flórida, em 2000, Harris foi aliada da campanha de Bush nas eleições disputadíssimas no Estado. Mas o governador Bush já declarou que Harris certamente perderá para Nelson, e as pesquisas mostram que ela está bem atrás. Então, a pergunta antes da participação de Bush em um comício do partido no meio da tarde era: será que dirá algo em apoio a Harris, ou fingirá que ela não existe?

Outro democrata que se vê em uma competição que parece estar se estreitando é o deputado Ben Cardin, de Maryland, que está concorrendo com o governador Michael Steele, republicano, pela vaga de Paul Sarbanes, democrata que se aposenta. Perguntado sobre a pesquisa Msnbc-McClatchy que o mostrava na frente por apenas quatro pontos percentuais, Cardin disse que continuava confiante.

"Como os eleitores estão descobrindo as diferenças entre Michael Steele e eu, acho que vou me sair ainda melhor amanhã", disse Cardin em entrevista à Msnbc. Mas sua resposta admitiu a realidade que cerca de 9% dos eleitores entrevistados disseram que ainda estavam indecisos.

Outra variável era se Steele, que é negro, ia cortar a vantagem tradicional que os democratas têm entre eleitores negros. "Acho que os eleitores vão votar no programa do candidato, não na cor da pele", disse Cardin. Deborah Weinberg

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    0,14
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h39

    1,78
    63.776,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host