UOL Notícias Internacional
 

30/12/2006

Onda de mortes por anorexia incomoda o Brasil

The New York Times
Larry Rohter

no Rio de Janeiro
Em menos de dois meses, quatro jovens morreram em casos amplamente divulgados de anorexia no Brasil, causando um debate nacional sobre a imagem do corpo e desordens alimentares.

O problema é novo aqui e claramente confunde e choca os brasileiros. Neste país, eliminar a fome entre os milhões de pobres é tradicionalmente uma causa social importante, de forma que a noção de que pessoas passem fome voluntariamente é difícil para a maioria dos brasileiros compreender.

No mais recente incidente, Beatriz Cristina Ferraz Bastos, uma estudante de 23 anos e funcionária de escritório, morreu na Véspera de Natal, pesando apenas 34 quilos. Em sua página no Orkut, um site popular entre os jovens brasileiros, ela se descreveu como "magra" após pesar "50 quilos a mais" na adolescência, incluindo fotos de antes e depois para provar.

A primeira morte, em meados de novembro, foi de Ana Carolina Reston, uma modelo de 21 anos, e foi considerada inicialmente uma aberração. Na época de sua morte, Reston tinha 1,74 metro mas pesava 40 quilos e estava se submetendo a tratamento médico após ter desmaiado durante uma sessão de fotos no Japão.

Poucos dias depois, uma estudante de moda de 21 anos também morreu de anorexia. No início deste mês, sua morte foi seguida pela de uma manicure de 23 anos e um frenesi na mídia teve início, com artigos e programas de televisão especulando que a obsessão do Brasil com a beleza física estava saindo de controle.

No sinal mais claro de que a questão chegou à atenção do público, uma novela popular de televisão, "Páginas da Vida", inclui uma personagem que é uma bailarina adolescente que sofre de bulimia. Além disso, uma revista semanal de notícias publicou uma história de capa que exibia uma foto de Ana Carolina ao lado de uma manchete que dizia: "Por Dentro da Mente de uma Anoréxica".

Ao mesmo tempo, mais de 11 milhões de família, a maioria na empobrecida região Nordeste do país, se beneficia de um programa do governo que paga uma pequena renda mínima para aqueles que não têm o suficiente para comer. Segundo o órgão nacional de estatísticas, pelo menos 8% dos 185 milhões de habitantes do Brasil estão abaixo do peso, a grande maioria por serem pobres demais para poder arcar com uma dieta apropriada.

Todas as quatro mortes por anorexia, por outro lado, ocorreram no Estado de São Paulo, o mais populoso, próspero e moderno do país. Ele também é o centro da bem-sucedida indústria de moda do Brasil, que está sob pressão para adotar medidas para proteger as modelos e desencorajar garotas comuns a se submeterem a dietas exageradas para se enquadrarem na idéia de beleza feminina de designers e agentes.

Gisele Bündchen, uma modelo que nos últimos anos se tornou uma das mais conhecidas e mais bem-sucedidas do mundo, é brasileira. Sua fama e riqueza são amplamente admiradas aqui e levaram milhares de outras mulheres jovens a se matricularem em escolas de modelo e concursos, cujos números proliferaram.

No mês passado, após a morte de Ana Carolina Reston, Gisele Bündchen concordou em dar uma entrevista para a "Folha de São Paulo", um importante jornal da capital de São Paulo. Ela criticou a obsessão internacional com magreza e pediu às garotas que desejam imitá-la para não caírem nesta armadilha.

"Infelizmente, com a competição que existe, em nosso meio, muitas meninas dão mais importância ao trabalho e a certos ideais de beleza do que à saúde", ela disse. "Passar fome para copiar um certo padrão é um grande erro e não vai garantir o sucesso de ninguém."

A São Paulo Fashion Week anual será realizada novamente no final do próximo mês e os organizadores disseram que exigirão prova de que todas as modelos participantes tenham pelo menos 16 anos e apresentem um atestado de saúde. Eles também anunciaram uma campanha de conscientização de saúde e anorexia que incluirá anúncios impressos, de rádio, televisão e Internet, assim como a distribuição de panfletos e palestras em escolas. George El Khouri Andolfato

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,68
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,44
    64.861,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host